Saúde

Sinop reforça importância da vacina em segunda dose contra Covid-19

Foto: Cenário MT

A população idosa que recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 deve ficar atenta quanto à data de retorno a uma das unidades de saúde vacinadoras para receber a segunda aplicação e, deste modo, ter o processo de imunização contra a doença, concluído. O alerta é da coordenadora de Imunização, Sirlei Castilho.

“A gente até orienta os familiares dos idosos que se atentem a caderneta de vacinação, olhem a data que está escrita a lápis, que é a data de retorno até a unidade. Alguns já estão vencendo agora, outros já venceram, então a gente orienta que se faça a segunda dose”, destacou ela.

A aplicação da segunda dose é importante para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. “A primeira dose não imuniza, ela não dá a porcentagem [de cobertura] prometida pela vacina. Ela só vai acontecer após a segunda dose”, reforçou.

Desde o início do processo de vacinação, dois imunizantes estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde para uso nos municípios brasileiros. No caso da Coronovac (Sinovac/Butantan), o intervalo entre primeira e segunda aplicação é de 14 a 28 dias. Já a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), o intervalo é de até 12 semanas.

Nesta quarta-feira (14), a vacinação contra Covid-19 está disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Alto da Glória, Camping Club, Palmeiras, Primaveras e Nações, entre 7h às 11h e das 13h às 17h; Sabrina, das 8h às 12h e das 14h às 18h e, também, no Centro Integrado de Atendimento Jacarandás, das 12h às 18h.

Até o momento, dados do Ministério da Saúde apontam que em Sinop foram vacinados pouco mais de 5,3 mil idosos (incluindo os institucionalizados) em primeira dose. Destes, 729 já retornaram em alguma das unidades para receber a segunda aplicação.

O processo de imunização contra a Covid-19 começou em meados de janeiro e, de lá para cá, 14,4 mil doses foram aplicadas no município e lançadas no sistema de informação do Ministério da Saúde. Do total, 10,8 mil são aplicações em primeira dose e, 3,5 mil de segunda.

Trabalhadores da Saúde

Neste sábado (17), a Secretaria de Saúde atenderá os trabalhadores da área da saúde que receberam a primeira dose do imunizante Coronavac em 20 de março e, também, aos trabalhadores que já passaram do prazo de recebimento da segunda dose ou que estão com vencimentos próximos. A ação será das 8h às 16h, no Centro Integrado de Atendimento Jacarandás. É importante levar um documento oficial com foto e o cartão de vacinação onde há a comprovação da primeira aplicação.

Recomendações

Apesar de já existir vacinas contra Covid-19, ainda é importante adotar algumas medidas de biossegurança, tais como:

– Usar máscaras;

– Manter o distanciamento social;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.