Geral

Situação de emergência em Sorriso é reconhecida pela Defesa Civil Federal

Foto: Portal Sorriso

Após ter a situação de emergência reconhecida pelo governo do estado, em virtude das chuvas, Sorriso também teve o decreto 482/21, emitido pela Prefeitura de Sorriso, reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A informação foi repassada à imprensa pelo coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso, Fábio dos Santos.

"É com grata satisfação que comunico e agradecemos a todos os envolvidos neste processo que não mediram esforços para entregar as documentações necessárias em um curto espaço de tempo a Defesa Civil para que nós pudéssemos instruir o Processo sobre a Decretação e conseguirmos êxito nas Homologações Estadual e Federal. Pois bem, fomos notificados que Brasília, Defesa Civil nacional, também homologou a nossa decretação", informou Fábio dos Santos. 

A concordância da instituição nacional com o documento municipal vai garantir, tanto ao poder público, quanto aos produtores rurais, uma ferramenta para desburocratizar processos e renegociar contratos.

O decreto estima os prejuízos em cerca de R$ 1,5 bilhão para o setor privado e em R$ 850 mil para o setor público. O documento não só torna menos complexo o processo para recuperação da infraestrutura logística, por dispensar a necessidade de licitação para recuperar pontes, estradas e promover outras obras para restaurar os cenários afetados pela chuvarada, como também garante aos produtores a oportunidade de renegociar contratos e dívidas.

Texto: Redação Portal Sorriso