Geral

Só 25% das crianças tomaram a 1ª dose

Enquanto São Paulo chega a 73% das crianças com idade entre 5 e 11 anos vacinadas com a primeira dose contra a covid-19, Mato Grosso ainda figura entre os 10 estados com menor cobertura vacinal dessa faixa etária.

Conforme dados do Vacinômetro Covid-19 do Ministério da Saúde (MS), o estado, que amanhã completa dois meses que iniciou a imunização desta faixa etária, é 8º do país em que menos se imuniza crianças, tendo apenas 25% do público com a primeira dose e 1,32% com a segunda. Especialista alerta para a importância da imunização, especialmente com o retorno das aulas e flexibilização do uso de máscara.

Crianças que chegam à Universidade de Cuiabá (Unic), onde funciona o maior polo de vacinação contra covid-19 da Capital, rapidamente são atendidas, sem enfrentar fila. Isso porque, a estrutura que tem capacidade para atender até mil crianças por dia recebe, em média, apenas 100 crianças no decorrer da semana e no máximo 500 aos sábados.

Filho e sobrinhos de Maira Regina Neves de Souza, 47, foram até a Unic para receber a segunda dose da Coronavac nesta quinta-feira (17). Ela diz que na família ninguém foi infectado pelo coranavírus e todos continuam seguindo à risca as medidas de biossegurança. "Sabemos que a vacina não protege 100%, ela apenas torna os sintomas mais brandos. Por isso, fazemos questão de tomar todas as doses necessárias e continuamos fazendo uso de máscara, mantendo o distanciamento social e higienizando as mãos".

Gustavo, 10, filho de Maira, estava empolgado mesmo após levar a "picadinha de vida". Disse que estava ansioso para tomar a vacina. "Meus pais, tios e avós se vacinaram. Fiquei feliz por eles, mas triste por que não podia me vacinar. Quando liberaram para minha idade, logo fizemos o cadastro".

Thayná,10, e Ryquelme, 11, são primos de Gustavo e também se dizem satisfeitos com a imunização. "Vi pessoas próximas ficarem muito mal por causa da covid e jamais desejei isso para mim ou familiares. Estou aliviada em me vacinar".

Com o grupo estava a prima e adolescente Ramilly Crislaine Moraes, 16, imunizada com as duas doses da Pfizer. "Agora só falta os bebês da família. Esperamos ansiosos pela vez deles".