Saúde

Sobe para 40 os casos de coronavírus em Sorriso; 5 estão internados

Foto: Portal Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso notificou, nesta manhã, 40 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Até o momento, cinco pacientes estão hospitalizados, sendo três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois em enfermarias.

Desde o início da pandemia, das amostras coletadas, 126 negativaram para Covid-19. Conforme o 55° boletim epidemiológico, quatro pacientes estão recuperados.

Ainda de acordo com o relatório, das 40 confirmações de coronavírus em Sorriso, 19 são amostras foram recebidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacem) enquanto 21 resultados são oriundos de testes rápidos. Há, ainda, 49 amostras (novos casos suspeitos) que permanecem em análise aguardando resultado.

Segundo o secretário de Saúde informou na live (transmissão ao vivo na internet), Luiz Fábio Marchioro, há 315 pessoas monitoradas pela equipe da Secretaria de Saúde. “Esse trabalho é feito para não evoluir para uma piora. Junto com esse número, tem os familiares, e esse número passa de mil. Nem todas essas pessoas estão com confirmação de coronavírus, e a maioria tem sintomas leves”.

O secretário explicou que o Governo do Estado não contabiliza o resultado dos testes rápidos feitos em Sorriso, por isso o número de confirmações de Covid-19 é diferente do que é divulgado pelo boletim do município.

“Porém, nós contabilizados sim, porque, para nós, o teste rápido é válido e reconhecido pelo Ministério da Saúde. Continuemos na nossa preocupação e atividades que requerem proteção, com máscara o tempo todo. Ela não deve ficar no queixo. Vamos continuar nessa batalha a compromisso de combater o coronavírus”, frisou Marchioro.

Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de ontem, 734 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 24 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Os óbitos mais recentes foram notificados pelos municípios de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Chapada dos Guimarães.