PODER EXECUTIVO

Sorrisense irá compor nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio

A gerente hoteleira Verônica Guimarães irá representar Sorriso na nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, eleita nessa terça-feira (5), em Sinop, para o biênio 2024/2025. Verônica ocupará o cargo de conselheira fiscal, juntamente com Mauro Dall´agnol do município de Sinop.

Inserida nas quinze regiões turísticas mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a região do agronegócio é composta pelos municípios de Sorriso, Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã.  

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

Para o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), a escolha de Verônica Guimarães para o cargo representa um avanço significativo na elaboração de políticas públicas e no fomento do setor, em especial no turismo do agronegócio e no etnoturismo, ambos vistos como potenciais geradores de renda em Sorriso.

“Em Sorriso existem inúmeros lugares para se desbravar e conhecer. Temos três pesque-pague, dois parques municipais lindos e totalmente revitalizados, isso sem falar do Parque Estadual do Salto Magessi e dos rios Teles Pires e Lira. São lugares lindos capazes de proporcionar um contato inesquecível com a fauna e a flora”, avalia Santos.

O turismólogo cita ainda os exemplos de pelo menos sete propriedades que aderiram ao turismo rural e já recebem visitantes de todo estado. Segundo ele, cinco dessas propriedades estão no Assentamento Jonas Pinheiro, duas no Projeto Casulo e outras duas são fazendas de médio porte, sendo essas duas últimas certificadas para a prática do turismo rural.

“O turismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, é muito importante termos alguém que conheça a região e possua capacidade técnica de contribuir com o processo de expansão e de valorização do setor”, emenda.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Marisa de Fátima Netto, também classificou como positiva a escolha de Verônica Guimarães para o cargo de conselheira da associação.

“Por ser colaboradora de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Verônica traz consigo um networking, a expertise de anos de prática que vem para somar como os esforços do Poder Público na promoção e fomento do setor turístico”, afirma a gestora.  

“Estou imensamente feliz em poder contribuir com a Associação Turística do Portal do Agronegócio por entender que essa é uma oportunidade ímpar. Pretendo trabalhar focada em resultados, buscando visibilidade e mais recursos para o desenvolvimento do setor turístico que, apesar de sua potencialidade, ainda é pouco explorado em nossa região”, contextualiza Verônica.

 

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA 

Presidente: Karina Ferreira Turatti – Sinop

Vice-presidente: Jose Luiz Franz – Nova Mutum

1º Secretário: Luciano Lobo – Lucas do Rio Verde

2º Secretário: Eliane Isernhagem – Porto dos Gaúchos

Conselheiro Fiscal: Mauro Dall´agnol – Sinop

Conselheira Fiscal: Verônica Guimarães - Sorriso

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Vanessa Kainen - Prefeitura de Sinop