Geral

Sorriso: abertas inscrições para seleção do Bolsa Atleta

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), lançou edital para inscrição no processo de seleção para concessão do Bolsa Atleta 2022.

O chamamento público tem como objetivo selecionar estudantes-atletas do município, que no ano de 2021 competiram nos jogos realizados pelas federações estaduais e confederações nacionais, de cada modalidade esportiva, obtendo os resultados conforme estabelece a legislação.

De acordo com a Comissão Gestora, neste ano, o programa Atleta do Futuro disponibilizará 195 bolsas, divididas nas categorias Bolsa Nacional, Bolsa Estadual e Bolsa Talento.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 03 de março e devem ser feitas de forma on line. O solicitante deverá preencher um formulário disponibilizado neste link. A publicação do resultado preliminar será no dia 11 de março e o solicitante não contemplado, ou qualquer cidadão tem até dia 13 de março para interpor recurso. A Semel divulgará o resultado final no dia 14 e, no dia 15 fará o agendamento escalonado com os contemplados para assinatura do termo de adesão ao programa.

O programa Atleta do Futuro é uma ação de política pública municipal, que utiliza o repasse de recursos financeiros em forma de ajuda de custo para a manutenção do esporte nas categorias de base. “O objetivo é auxiliar financeiramente os estudantes atletas para que permaneçam nos projetos de treinamentos do Departamento de Esporte de Rendimento das diversas modalidades esportivas”, explica o secretário da pasta, Júnior Brandão.

Para pleitear o recurso do bolsa atleta municipal, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos: ter idade entre 12 e 18 anos; ser atleta do município de Sorriso; ter sido aprovado de ano no período escolar de 2021; estar regularmente matriculado e frequentando instituição de ensino em 2022; ser praticante de uma das modalidades ofertadas nos Jogos Escolares Brasileiro, Jogos Estudantis Mato-grossense, Campeonato Estadual da Federação ou Campeonato Brasileiro da Confederação da respectiva modalidade em que o bolsa atleta for pleiteado; e ter se classificado em competições no ano passado. Também é requisito obrigatório, em competição durante o ano de 2021, ter sido estudante/atleta membro das equipes das unidades escolares ou Associações/clubes esportivos municipais e ter conquistado as seguintes classificações:

Categoria Bolsa Nacional:

- Nas modalidades individuais ter ficado no ano anterior entre os quatro primeiros colocados dos Jogos Escolares da Juventude - 1ª e 2ª Divisão ou do Campeonato Nacional da respectiva Confederação Nacional;

- Nas modalidades coletivas ter sido, no ano anterior, convocado para a Seleção Brasileira da sua categoria, ou ter ficado no ano anterior entre os quatro primeiros colocados dos Jogos Escolares da Juventude Fase Nacional ou do Campeonato Brasileiro da respectiva confederação nacional.

Categoria Bolas Estadual:

- Nas modalidades individuais ter ficado, no ano anterior, em 1° ou 2° lugar dos Jogos Escolares Mato-grossenses fase estadual;

- Nas modalidades coletivas ter ficado no ano anterior em 1° ou 2° lugar dos Jogos Escolares Mato-grossenses fase estadual ou nos Jogos Estudantis Mato-grossenses.

Categoria Bolsa Talento:

- Tanto nas modalidades individuais ou coletivas ter ficado entre os dois primeiros lugares no Campeonato Estadual da respectiva federação ou dos Jogos Estudantis Mato-grossenses fase regional ou Jogos Escolares Mato-grossenses fase regional.

Mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo telefone 3545-4703.