Geral

Sorriso aguarda nota técnica do Ministério da Saúde para aplicar 3ª dose

Após o anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que todos os brasileiros acima de 18 anos receberão uma terceira dose de reforço da vacina anti-covid, a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso informou, por meio da assessoria de comunicação, que a Prefeitura aguarda o recebimento de nota técnica do Governo Federal. 

Desse modo, Sorriso continua seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) até que receba a nota com os dados do envio das doses que serão aplicadas no público ampliado. 

O Ministério da Saúde informou, por meio da assessoria, que mais de 100 milhões de brasileiros estão aptos para tomar a dose de reforço, ou seja, já completaram a imunização há cinco meses ou mais. 

A previsão do Ministério da Saúde é que 12,5 milhões de pessoas tomem a dose de reforço em novembro e 2,9 milhões em dezembro. Essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos. Desse público, cerca de 11 milhões de brasileiros já tomaram o reforço. 

 Sobre a vacina da Janssen, o Ministério da Saúde atualizou a recomendação. Anteriormente aplicada como dose única, a partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira.

Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.