Geral

Sorriso: Aplicação da vacina BCG está concentrada em cinco unidades

Devido à diminuição do quantitativo de doses que deve ser distribuído aos estados, em Sorriso a vacina da BCG, aquela que protege contra a tuberculose, será aplicada em escala nas Unidades de Saúde da Família. Confira:

O imunizante será aplicado na Unidade de Saúde da Família Anézia Biazin, às segundas-feiras; na do Bom Jesus de terça-feira; na USF do Fraternidade às quartas-feiras; Jardim Bela Vista às quintas-feiras e Novos Campos às sextas-feiras. A aplicação será sempre no período matutino, das 7h30 às 10h30.

A responsável pela Sala de Vacinas, Kátia Dal Prá, explica que assim que for aberto o frasco tem apenas seis horas para ser usado. “Precisamos aplicar todas as doses do frasco em até seis horas; devido a isso estamos centralizando em cinco unidades, é uma tentativa de otimizar o uso das doses”, ressalta. O horário estabelecido também visa a otimização da vacina. “Não vamos abrir frascos à tarde e correr riscos de perder doses”, pontua. Daí a importância dos responsáveis se atentar ao horário e levar os pequenos cedinho para a aplicação.

Conforme a responsável, a medida foi tomada para que não ocorra um desabastecimento nos serviços de vacinação.

A BCG

A vacina BCG que protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo), é de rotina aplicada em dose única e indicada para crianças a partir do nascimento até antes de completar 5 anos de idade.