Polícia

Sorriso: articuladores de quadrilha de furto de veículos morre em confronto com a PM

Dois homens, apontados como supostos articuladores de uma organização criminosa que visava furtar caminhonetes durante a Exporriso 2023 com o objetivo de levar os veículos para a Bolívia, morreu nesta madrugada em confronto com a Polícia Militar. Armas, simulacro do tipo pistola e munições foram apreendidos. 

Após receber informações anônimas sobre a atuação da dupla, que teria aliciado outros comparsas de Sorriso, a PM identificou o veículo utilizado pelos criminosos e recebeu informações de que os suspeitos tinham tentado furtar uma caminhonete em um dos estacionamentos da Exporriso. 

Porém, os criminosos foram flagrados por um dos seguranças do local e fugiram pela BR-163, sentido Sinop. 

Conforme a polícia, por diversas vezes deram voz de parada aos infratores com sinais sonoros e luminosos, mas eles aceleraram o veículo para evadir da guarnição. Porém, após alguns quilômetros de acompanhamento, os suspeitos pararam o veículo e entraram em uma plantação.

Os dois estavam com armas de fogo nas mãos, segundo a polícia, e as apontaram em direção à guarnição. Como ato de defesa, os militares efetuaram disparos contra a dupla. 

Ronijean Goulart Jardim, 31 anos, portava uma pistola taurus 9mm de numeração suprimida, com uma munição na câmara, 11 no carregador acoplado e um carregador sobressalente. Já Samuel de Lima Silva, de 37 anos, carregava uma uma espingarda garrucha calibre 20 com uma munição na câmara e três em seu bolso. 

Os suspeitos foram socorridos de imediato por uma equipe da Força Tática de Sinop e levados ao Hospital Regional, que posteriormente declarou o óbito de ambos. 

No local onde ocorreu o confronto, a polícia fez busca no veículo utilizado pelos suspeitos e encontrou um simulacro de pistola, diversas ferramentas e um modulo de injeção adaptado com dois botões (utilizado para o cometimento de furtos de caminhonetes). 

Os materiais foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil para demais providências. 

Levantamento policial aponta que Samuel tinha passagem criminal por ameaça, estelionato, embriaguez, resistência, ameaça, receptação, uso de documento falso, formação de quadrilha e estelionato. Já Ronijean por receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo e porte ilegal de arma de fogo.