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Sorriso: Atendimento no Hospital de Campanha bate novo recorde diário

Foto: Ilustrativa

Em apenas 24 horas, o Hospital de Campanha Municipal registrou 459 atendimentos.  Só Segunda (08), foram realizadas 312 consultas médicas, batendo o recorde do ano e ultrapassando o número registrado na última sexta-feira (05), quando 279 consultas haviam sido realizadas. Também ontem, a equipe do HC realizou 147 coletas de exames. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que durante a semana passada a média diária de consultas realizadas no HC ultrapassou os 220 atendimentos/dia. “Ontem registramos o pico de 2021 até o momento”, frisa.

O secretário destaca dois pontos em relação ao aumento dos atendimentos no HC: “primeiro, podemos ver que a população está nos ouvindo e procurando apoio nos primeiros sintomas; segundo, esse aumento pela procura automaticamente se reflete em números positivos e mais uma vez estamos diante do cenário vivido nos meses de junho a agosto de 2020”, salienta.

Marchioro ressalta que o aumento no número de atendimentos não foi sentido somente no HC. Segundo ele, na Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, a busca por consultas também aumentou, e, só ontem, 208 pessoas foram atendidas no local. “Mais uma vez ressaltamos que a rede não atende só Covid-19, todas as outras demandas que já eram atendidas continuam acontecendo. Os acidentes não pararam, os casos de enfermidades graves não pararam, pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou que enfartaram continuam chegando e, se já havia falta de leitos de UTIs antes, agora está cada vez pior”, ressalta.

Para Marchioro, a conscientização e o auxílio da população são fundamentais para enfrentar esse período. “Precisamos que a população tenha consciência e exerça o amor ao próximo; pedimos aos jovens que se cuidem para não levar o vírus para casa e contaminar alguém que tenha comorbidades, por exemplo”, alerta. O secretário destaca que hoje as equipes de linha de frente estão mais preparadas para atender à demanda, porém, ninguém pode determinar como o SARS-COV-2 irá agir em cada organismo ou como será o comportamento de novas variantes. “Por isso as medidas preventivas são a melhor opção”, diz.

O secretário lembra que além do atendimento 24 horas no HC, na UPA e na Farmácia Central, toda a rede da Secretaria de Saúde e Saneamento está atendendo normalmente. São 25 Unidades Básicas de Saúde abertas de segunda à sexta-feira, com exceção do PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, que além do atendimento diurno, também está atendendo no período noturno. Além da Farmácia Central, há mais quatro unidades, duas na sede do Município e duas nos Distritos, atendendo de segunda a sexta-feira. O Centro de Reabilitação Renascer, o Ambulatório Médico Especializado (AME), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil Integrar, também estão atendendo normalmente.  “O HC é mantido apenas com recursos municipais e equipe própria do Município”, complementa.

“O programa Remédio em Casa também está funcionando normalmente”, lembra Marchioro ao destacar que o programa garante a entrega domiciliar de medicamentos de atenção básica, padronizados na rede pública de saúde de Sorriso. Pelo programa, é realizada a entrega em casa de medicamentos de uso contínuo para usuários do SUS que tenham algum tipo de dificuldade para acessar as Farmácias Cidadãs. “Com isso, buscamos possibilitar a inclusão social e o acesso universal à assistência farmacêutica”, finaliza Marchioro.

Claudia Lazarotto