Geral

Sorriso: campanha de imunizações contra a gripe e sarampo tem data alterada

Sorriso, assim como os demais municípios do Estado, irá adiar a data para o início das imunizações contra a gripe e o sarampo. Inicialmente, as campanhas teriam início no dia 4 abril. Contudo, a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB/MT) emitiu uma resolução adiando o início das imunizações para o dia 11 de abril.

Segundo a resolução, a medida se deve devido à remessa gradual de imunizantes pelo Ministério da Saúde. A primeira foi recebida no dia 21 de março e requer organização de logística para a distribuição das vacinas às regionais de saúde e aos municípios, de maneira que a CIB/MT optou por alterar a data para o dia 11 de abril.

Confira quem pode e deve ser imunizado:

Vacina contra a gripe 1ª etapa:

  • De 11 de abril a 2 de maio: vacinação do idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

Vacina contra a gripe 2ª etapa:

  • De 3 de maio a 3 de junho: crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; pacientes com doenças crônicas, desde que autorizadas pelo médico; forças de segurança e funcionários do sistema prisional.

Vacina sarampo 1ª etapa:

  • De 11 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde - juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza.

Vacina sarampo 2ª etapa:

  • De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.