Quem precisa de atendimento na unidade da Energisa (Concessionária de Distribuição de Energia de Mato Grosso) em Sorriso sofre com a falta de estrutura. Em meio à pandemia do novo coronavírus, por medida de segurança, apenas poucos clientes entram na “mini recepção”. Porém, sem tenda, os demais clientes formam uma fila do lado de fora sob o sol enquanto aguardam ser chamados. Para piorar a situação, nesta época de seca, a temperatura tem sido quase sempre superior a 40 graus.
Na quarta-feira (30), um sorrisense fez um vídeo (assista aqui) para mostrar à falta de estrutura no posto de atendimento da Energisa de Sorriso. “Desço às 15h em frente à Energisa marcando 40 graus, é feita uma fila aqui na frente do posto, sem nenhuma cobertura, e as pessoas ficam sob o sol. Chegaram até três senhoras, um calor terrível e a gente nesse sol, é brincadeira?”, reclamou, acrescentando que não há funcionário da Energisa disponível para informar sobre como funciona o atendimento.
"O pessoal se escora na sombra de um poste de energia e fica à mercê dessa situação. Chegam idosos, mulheres com crianças e demais clientes sob o sol por até 40 minutos esperando para ser atendido. Eles não podem fazer isso. É um desrespeito”, reclamou.
Após receber diversas denúncias, o Ministério Público solicitou ao Procon que fiscalizasse a agência. Servidores do Órgão de Proteção ao Consumidor de Sorriso foram, na manhã desta quinta-feira, ao posto de atendimento da Energisa e ouviram alguns consumidores que aguardavam atendimento na fila.
A reclamação também é quanto ao horário de atendimento. Segundo a Energisa, o horário normal é das 8h às 17h. Mas, durante a pandemia, o horário praticado pela empresa tem sido das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. Porém, na agência de Sorriso um comunicado fixado na porta informa outro horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h. A confusão de horários tem feito os consumidores irem até a agência mais de uma vez em busca de atendimento.
Por meio de nota enviada ao Portal Sorriso, a assessoria de imprensa da Energisa informou que “a reabertura das agências de atendimento presencial está sendo realizada de acordo com a resolução da agência nacional de energia elétrica (Aneel) e seguindo as normas de segurança sanitária e de funcionamento estabelecidas pelas autoridades públicas de cada estado e dos municípios”.
Atendimento não presencial
Ainda segundo a Energisa, mesmo com essa reabertura, a empresa reforça e orienta seus clientes a utilizarem preferencialmente os canais de atendimento digitais, que funcionam 24h e estão prontos para solucionar demandas desde parcelamento de contas a solicitações de novas ligações e troca de titularidade.
Porém, nem sempre o atendimento por telefone ou via WhatsApp (65 9999-7974) oferece todas as opções de serviços aos clientes. Um engenheiro agrônomo, que preferiu não se identificar, faz parte do grupo de risco e tentou, de todas as formas, não se dirigir à agência da Energisa. Ele disse ter tentado trocar a titularidade por telefone e pelo WhatsApp da concessionária, mas sem sucesso.
“A atendente me disse que a solicitação de mudança de titularidade está suspensa via WhatsApp e que eu precisava ir à unidade. Tenho evitado ir a locais com filas por eu ser do grupo de risco, mas, além de ter que ir ao posto de atendimento da Energisa, ainda terei que encarar uma fila sob o sol”, reclamou.
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Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso com Larissa Gribler/TV Sorriso/Record TV