Saúde

Sorriso: Com mais de 92% curados da Covid-19, município está em risco baixo de contágio

Foto: Ilustrativa

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado de Mato Grosso, Sorriso está na classificação de nível baixo de contágio para o novo coronavírus. O boletim aponta que o município apresenta índice de 2,08% para contágio, o que, de acordo com a equipe responsável pelo enfrentamento à Covid-19 demonstra a tendência de queda no número de casos positivos que vem sendo acompanhada há cerca de um mês. Exemplo disso são os resultados dos exames realizados no Lacen/MT nas últimas 24 horas: de 84 exames encaminhados, 75 apresentaram resultado negativo e nove positivo. Contudo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não é momento para descuidos. Para manter o risco baixo e o número de casos continuar caindo é essencial manter cuidados como o uso da máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social.

O boletim diário nº 208, divulgado pela Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso, nesta terça-feira, 20 de outubro, data em que o país completa sete meses de combate à pandemia; aponta que 92,6% dos sorrisenses contaminados pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, estão curados. O boletim pontua que desde março, Sorriso registrou 6.578 casos confirmados de Covid-19, dos quais 6.066 estão curados.

Ainda de acordo com o boletim, hoje são 414 casos ativos no município com 15 pessoas internadas; destas nove estão em UTI e seis em leitos de enfermaria. No momento são nove profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta ainda 142 casos suspeitos aguardando o retorno dos exames. Segundo o relatório, 464 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento domiciliar dos profissionais da Secretaria. O boletim também aponta as 98 mortes registradas durante os mais de sete meses de pandemia, com mais duas em investigação.

A recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediatamente. O Hospital de Campanha e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento. No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nos Distritos de Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.  E continua válida a recomendação para que os sorrisenses evitem aglomerações; usem máscaras; higienizem as mãos com frequência com sabão ou álcool 70% e respeitem o período de quarentena no caso de testar positivo ou estar suspeito, evitando assim a proliferação do vírus.