Esporte

Sorriso: Comissão gestora avalia retomada do Programa Bolsa Atleta

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, nomeou pela Portaria 563/2021, a comissão gestora do Bolsa Atleta 2021. O grupo, formado por servidores da pasta, está responsável por realizar os estudos de viabilidade para a execução do Programa Atletas do Futuro em Sorriso. “O esporte foi uma das áreas que mais sofreu os impactos da pandemia, que foram desde cancelamentos de eventos mundiais, a interrupção de competições locais. E, com relação ao esporte de formação e categoria de base, que visa formar atletas adultos, o programa é uma política pública que vem atenuar esse prejuízo, mantendo os estudantes-atletas ligados ao programa e levando ajuda de custo para as demandas de cada um nesse momento”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Após a análise, a comissão gestora deverá lançar o edital de inscrição para participação no processo de seleção do programa. O chamamento público tem como objetivo selecionar estudantes-atletas do município, que no ano de 2020 competiram nos jogos realizados pelas federações estaduais e confederações nacionais, de cada modalidade esportiva, obtendo os resultados conforme estabelece a legislação.

O programa é dividido nas categorias Bolsa Nacional, Bolsa Estadual e Bolsa Talento, e oferece ajuda de custo para execução de ações que visam o cumprimento do plano de treinamento, competições e manutenção da carreira do esportista estudante.

Em virtude da pandemia, por medida de segurança, uma das pautas de discussão da equipe de trabalho será a possibilidade de realizar as inscrições de forma online, por meio do endereço eletrônico da Prefeitura.

Para pleitear o recurso do bolsa atleta municipal, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos: ter idade entre 12 e 18 anos; ter sido aprovado de ano no período escolar de 2020; estar regularmente matriculado e frequentando instituição de ensino em 2021; ser praticante de uma das modalidades ofertadas nos Jogos Escolares Brasileiro; Jogos Estudantis Mato-grossense; Campeonato Estadual da Federação ou Campeonato Brasileiro da Confederação da respectiva modalidade em que o bolsa atleta for pleiteado, e ter se classificado em competições no ano passado.

Maiores informações sobre o Bolsa Atleta podem ser obtidas pelo telefone (66) 3545-4702.

Texto: Fabiola Ost

Fotos: Internet