Saúde

Sorriso: Comitê de Combate ao Coronavírus informa que fiscalizações serão intensificadas

Foto: Portal Sorriso

Conforme os boletins epidemiológicos, os casos de Covid-19 em Sorriso acompanham o pico de contaminação em nível estadual e vêm crescendo. Conforme o Prefeito, Ari Lafin, na reunião do Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus foi decidido que as fiscalizações serão intensificadas no comércio. “Temos o risco de chegarmos ao limite de atendimentos”, teme o chefe do Executivo

“Agora, infelizmente, com a primeira morte anunciada oficialmente e mais as duas suspeitas precisamos nos unir mais do que nunca”, destacou Lafin.

Questionado sobre retorno das aulas presenciais nas escolas particulares, o prefeito disse que as instituições têm seguido os planos de contingência, espaçamento adequado e turmas alternadas. “Quem não quer levar os seus alunos, não precisa, não é obrigatório. As aulas online são obrigatórias. Se alguém não está sendo atendido, procure a Prefeitura através do comitê, Luís Fábio Marchioro, e nós vamos acionar as escolas”.

Perguntado sobre o motivo de as aulas não serem retomadas nas escolas municipais, o prefeito informou que na rede particular é possível seguir os planos de contingência, uma vez que soma cerca de 3 mil alunos enquanto a rede pública contabiliza, aproximadamente, 15 mil alunos. “Eles [da rede particular] podem trabalhar com plano de 50% de ocupação e sistema online. Infelizmente, os alunos da rede pública não teriam as mesmas condições. Muitos não têm computador e nem celular, não vamos nos iludir”.

Quando ao funcionamento do comércio, o prefeito parabenizou as empresas que têm seguido as exigências e frisou que o quadro de fiscais será ampliado para intensificação das fiscalizações.

“Alguns estabelecimentos serão fechados. O nosso comércio está dando um show, as igrejas e escolas particulares estão com muita responsabilidade, mas vamos punir quem tem que ser punido. Ou se assume o papel de responsabilidade ou nós vamos lacrar determinados comércios”.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso