Saúde

Sorriso: confira a rotina das equipes que acompanham pacientes com Covid-19 em casa

Foto: Portal Sorriso com TV Sorriso/Record TV

Atualmente, quase 1,5 mil moradores de Sorriso com suspeita de Covid-19, casos confirmados e seus familiares, são acompanhados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso. Em escala de plantão, dois enfermeiros e dos motoristas dividem os trabalhos que consistem em visitar as casas onde há pacientes, observar os sinais vitais e orientar quanto ao comportamento deles em casa entre a família.

“A gente vai até à casa de cada paciente que está na lista para verificar como esse paciente está evoluindo, se ele está evoluindo bem, como ele está passando por esse momento”, frisou a enfermeira Queli Ferreira.

Enquanto gravava a entrevista, a enfermeira recebeu o chamado de um paciente com suspeita de Covid-19 que estaria passando mal em casa. Rapidamente, ela e a colega motorista se prepararam para atender à ocorrência, vestiram os equipamentos de segurança, fizeram o procedimento de descontaminação e seguiram para o bairro Jardim dos Ipês. No local, aparentemente não tinha ninguém, uma vez que nenhuma pessoa apareceu para abrir a porta.

Enquanto isso, um novo chamado surgiu para o bairro Bela Vista. Um idoso, que mora com a esposa, paciente confirmada de Covid-19, estava passando mal e foi levado para o Hospital de Campanha. De lá, ele foi transferido para o Hospital Regional de Sorriso, onde aguarda uma vaga na UTI.

Mesmo sem receber um novo chamado para voltar à casa do Jardim dos Ipês, os profissionais guerreiros que têm enfrentado a pandemia, retornaram ao local no fim do dia e, mais uma vez, ninguém atendeu ao chamado. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para auxiliarem a enfermeira a adentrar na residência.

Para a surpresa de todos, a equipe encontrou o paciente de Covid-19 deitado na cama quase em parada cardiorrespiratória, com saturação de 40% do pulmão. Bastante emocionada, a enfermeira disse que foi Deus quem a conduziu a essa residência novamente. Caso contrário, o homem poderia ter morrido se não tivesse recebido atendimento.

Em Sorriso, por exemplo, duas unidades de Saúde da Família foram fechadas temporariamente para que os profissionais fossem remanejados para o Hospital de Campanha. Com isso, outras unidades de saúde receberam a demanda de pacientes.

Uma cadeia de guerreiros da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus precisou se reorganizar para atender aos outros grupos de pacientes, como gestantes, hipertensos cardíacos e diabéticos.

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Texto: Redação Portal Sorriso com TV Sorriso/Record TV