Geral

Sorriso: Conheça Quelli Ferreira, enfermeira que acompanha, diariamente, pacientes confirmados e suspeitos com Coronavírus

Foto: JK

Os enfermeiros são essenciais dentro do sistema de saúde, afinal são eles que estão presentes durante todo o tratamento de pacientes: desde o momento da entrada até o de alta e muitas vezes também fora do ambiente hospitalar. Além do contato direto com enfermos, esses profissionais também fazem a “ponte de comunicação” entre outros membros da equipe hospitalar, como fisioterapeutas e médicos.

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são peças-chave no enfrentamento de grandes desafios como a pandemia do novo coronavírus e na Atenção Básica a pacientes. Segundo dados de 2016 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Sistema Único de Saúde (SUS) o grupo de enfermagem é responsável por 60% a 80% das ações na Atenção Básica e 90% dos processos de saúde em geral.

O trabalho da secretaria de saúde de Sorriso vem monitorando os casos confirmados e suspeitos de coronavírus. O JKNOTICIAS.COM, entrevistou uma das mais conhecidas enfermeiras: Quelli Ferreira, de Gênio forte, apaixonada por gatos e tatuagens.

Quelli 37 anos, solteira, 4 filhos: Gabriel, Brenda, Yasmin e Wuanda. Paranaense de Francisco Beltrão, está no MT a 30 anos, formada em enfermagem pela Faculdade UNIC em agosto de 2019.

Além de radialista assistente do programa A Verdade no Rádio, apresentado pelo grande radialista Elso Rodrigues e Adriano Valente Pires, Quelli vem trabalhando na equipe da Vigilância Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Sorriso, onde é uma das enfermeiras responsável pela visita, acompanhamento e controle dos pacientes suspeitos e positivos para a covid 19.

Eu trabalho com todo o amor que existe em mim, escolhi a enfermagem pois é o que me faz feliz, não sou eu se não enfermeira. E esse trabalho requer hoje em frente a pandemia muita coragem e dedicação; coragem para seguir dia a dia sem medo e dedicação pois cada pessoa que visitamos está sobre nossa responsabilidade e são nossas decisões corretas que podem mudar a direção da evolução do paciente. Corajosa? Acho que sim rs, vou sem medo, só quero fazer o melhor e manter o paciente seguro.

Peço que Deus abençoe todos nós e que sejamos fortes!”, disse Quelli.