Geral

Sorriso dá início aos Jogos Escolares Mato-Grossenses

Em uma solenidade simples e breve, Sorriso deu início aos Jogos Escolares Mato-grossenses 2021. O município sedia até domingo (12) as disputas estaduais de futsal, na categoria B (12 a 14 anos), com equipes masculinas e femininas. Além de Sorriso, mais 24 municípios estão participando, totalizando 25 equipes masculinas e 13 femininas, de escolas públicas e particulares de todo o Estado.

A competição, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Prefeitura de Sorriso reuniu, no Ginásio Firmino Maleski, apenas autoridades e a equipe que promoveu, na sequência, a disputa da primeira partida oficial da competição.

“Os Jogos Escolares possibilitam a integração dos estudantes por meio de partidas entre as escolas dos municípios mato-grossenses. Agradecemos Sorriso pela parceria na realização do evento“, destacou Marcelo Cruz, que é superintendente do setor responsável pela organização dos Jogos Escolares em Mato Grosso.

“É um orgulho para o Município poder sediar mais uma vez os Jogos Escolares. Essa competição é muito importante para os atletas, pois além de estimular a prática esportiva, promove socialização”, disse o prefeito interino, Gerson Bicego.

O prefeito Ari Lafin também prestigiou a abertura do evento.

“Para nós é um prazer imenso receber os Jogos Escolares e atletas de todo o Estado. Sintam-se em casa e desejo uma ótima competição a todos”.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, o município está seguindo todos os protocolos necessários para a realização da competição de forma segura, para evitar a disseminação da Covid-19. Durante todo o evento não haverá presença de público. Outras medidas de biossegurança estão sendo seguidas, como testagem de todos envolvidos, uso obrigatório de máscara nos eventos e higienização dos equipamentos e locais de competição e de circulação de pessoas.

“Estamos tendo a honra de receber em nossa cidade os Jogos Escolares Mato-grossenses, com 25 cidades e 38 equipes em busca de classificação para a fase nacional, tudo dentro do protocolo para que as equipes possam praticar a modalidade de futsal com a maior segurança possível”, explicou Júnior.

Dentre os municípios participantes estão Alto Garças, Barra do Garças, Campo Verde, Colniza, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães, e outros. Além do Ginásio Fermino Maleski, as partidas serão realizadas também no Ginásio Flor do Cerrado e no Domingão.

A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses é a única classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As equipes campeãs da competição em Sorriso, uma masculina e outra feminina, representam Mato Grosso na etapa nacional, que será realizada no Rio de Janeiro (RJ).