Saúde

Sorriso desponta no vacinômetro com quase 90% de eficácia na aplicação da vacina

Foto: Cenário MT

O Município de Sorriso apresenta uma eficácia na aplicação das vacinas contra a Covid-19 de 87,83%, com aplicação de 5.074 das 5.777 doses enviadas pelo Governo do Estado. Os dados ainda não contemplam as 184 doses aplicadas na tarde de segunda (29).

 “Esta agilidade na aplicação das doses é resultado do trabalho orquestrado que vem sendo desenvolvido, desde o preenchimento do pré-cadastro pelos integrantes dos grupos prioritários, até o contato com essas pessoas, e principalmente, os mutirões de vacinação e os drive-thrus, em que os idosos não precisam sair dos veículos para receber a vacina”, aponta o secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.

O ranking do vacinômetro mato-grossense foi divulgado ontem, no site do Governo do Estado, e lista os municípios mais eficientes no processo de receber as vacinas e aplicar na população. No topo do ranking, estão municípios com população indígena, grupo também prioritário (junto dos profissionais de saúde e idosos) para receber a imunização. É possível inclusive, verificar que alguns deles superam em muito a marca de 100%, porque acabam aplicando a dose em indígenas de regiões vizinhas às suas fronteiras geográficas.

“Quando se leva em consideração o fato de Sorriso ter aplicado, até ontem (30)5.294 doses, é um sentimento de muito orgulho de toda nossa equipe, que tem se desdobrado para aplicar o ‘soro da esperança’ em nossos profissionais da Saúde e idosos”, destaca o secretário.

Fora da lista dos municípios com território indígena, o indicador de quase 90% de Sorriso só é superado por Nova Guarita, que recebeu 742 doses e aplicou 710, com um índice de 95,69%; e Santo Antônio do Leste, que aplicou 295 das 334 doses recebidas, alcançando um patamar de 88,32%.

E hoje é dia de seguir distribuindo agulhadas repletas de alívio para mais pessoas. Com base no pré-cadastro, serão aplicadas outras 130 doses. Os “pics” serão divididos entre idosos na faixa etária dos 67 e 68 anos, e também entre idosos que já receberam a primeira dose e vão fazer o reforço.

As vacinas serão aplicadas nas unidades básicas de saúde do Jardim  Itália,  Centro Sul, Anésia Biazin, Benjamin Raiser, Jardim Carolina e no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (que está no prédio do PSF Central enquanto o prédio do AME segue como Hospital de Campanha).

E vale a lembrete: “o fato de estar vacinado não elimina a necessidade de manter os cuidados básicos para evitar a contaminação com o novo coronavírus, ou seja, precisa sim continuar usando a máscara, mantendo distanciamento, lavando as mãos com freqüência e, quando não for possível lavar com água e sabão, passar  álcool 70%”, lembra o secretário.

É idoso e ainda não preencheu o pré-cadastro?  Conhece alguém que está nesta situação? É só acessar o site da Prefeitura (sorriso.mt.gov.br) e  preencher os dados. O cadastro também pode ser feito  nas unidades de saúde ou com os agentes comunitários de saúde (ACSs).  E, lembre-se: indispensável sempre atender as ligações para estar atento ao agendamento. Tem dúvidas sobre a vacina ou sobre a Covid-19? Só ligar no 150!

Tem sintoma de Covid-19? Busque atendimento imediato no Hospital de Campanha Municipal, que funciona 24 horas, de domingo a domingo.