Geral

Sorriso: Drive Thru Junino celebra a tradição e mata a saudade

Foto: Portal Sorriso

Quando há amor, alegria e criatividade envolvidos, fica sempre mais fácil encontrar uma maneira de dar um drible na saudade. Pois foi assim, com o astral lá em cima e celebrando a tradição das festas juninas, que a turma da Escola Municipal Rolf Bachmann pode se ver um pouquinho.

Respeitando as regras de segurança sanitária que o período exige, visto que o mundo todo vive a pandemia provocada pelo novo coronavírus SARS – CoV- 2, que causa a Covid-19, a Escola promoveu no sábado (20) , um Drive Thru Junino. “Tivemos por objetivo levar um pouco de alegria, amor, fé e esperança para nossa comunidade escolar, fortalecendo assim o vínculo entre família e escola”, comenta a diretora da unidade, Simone Ruotolo, reforçando que foi um dia de muita emoção. 

A Rolf Bachmann atende 240 crianças de 3 a 5 anos, com turmas de Maternal, Pré I e Pré II. De acordo com a diretora, cerca de 60 famílias aderiram à proposta e participaram da festa alternativa.

Vale lembrar que enquanto Sorriso atravessa a pandemia do novo coronavírus, os quase 15 mil alunos de toda a rede municipal seguem com aulas remotas. As escolas são agora ponto de coleta e entrega das atividades que os alunos desempenham em casa, e que, a partir do dia 1.º de junho, passaram a contar como presença. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) disponibiliza ainda propostas pedagógicas para os alunos por meio do site www.sorriso.mt.gov.br.

Sobre as festas juninas

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festas Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom