Geral

Sorriso: duas pessoas estão internadas em UTI com Covid-19

O Boletim Covid-19/791 divulgado nesta terça-feira aponta que 15 pessoas estão com o vírus ativo no organismo em Sorriso. Desse total, duas pessoas estão internadas em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Trata-se de um idoso, de 79 anos, com esquema vacinal com três doses, e que apresenta comorbidades como insuficiência cardíaca descompensada, cardiovascular e pulmonar. O senhor deu entrada ontem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, foi encaminhado para o hospital de Nova Mutum.

O outro sorrisense internado em UTI com Covid, no dia 19 deste mês, é um idoso, de 85 anos, com esquema vacinal completo. Ele apresenta como comorbidades hipertensão, diabetes e Alzheimer.

O boletim epidemiológico ainda traz a informação de um total de 175.775 doses de imunizantes aplicadas; desse total são 79.545 vacinas de primeira dose; 69.203 de segunda dose e 27.027 vacinas de reforço.

Segundo o secretário de Saúde Luís Fábio, a Administração está centrada em controlar a circulação viral e conter novas contaminações por covid-19 quer seja com a intensificação das vacinações ou com o trabalho realizado diretamente nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Vacina

Diariamente há imunização nos PSFs Nova Integração e Jardim Europa; ambos os locais atendem como ponto fixo de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30, e das 13h30 às 16h30.

Vale lembrar que são ofertadas todas as doses: desde a Pfizer pediátrica para crianças a partir de sies meses de idade.

O Município também oferta a segunda dose de reforço, conhecida como quarta dose, para a população com 30 anos ou mais e também a primeira dose de reforço, ou a terceira dose, para crianças de 5 a 12 anos de idade.

Para fortalecer a prevenção basta procurar um dos dois PSFs com o cartão de vacinas e o CPF.