Geral

Sorriso: eleitores que votavam na escola Francisco Donizete são transferidos de seção

Foto: Portal Sorriso

Após estudos técnicos o TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) transferiu os eleitores da 309 seção da Escola Municipal Francisco Donizete para a seção 323 da escola Estadual Ignácio Schevinski.

Segundo Andréa Fenner, chefe de cartório da 43ª zona eleitoral, a mudança se deu porque na escola Francisco Donizete havia apenas uma seção eleitoral. “Terão faixas nos dois locais para comunicar os eleitores. Todos já foram informados, mesmo assim, pode acontecer de alguém se esquecer e se orientar pelas faixas”, explicou.

Justificativa pelo aplicativo

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral ou que não puder ir registrar seu voto por qualquer outro motivo, poderá justificar ausência de forma virtual, sem sair de casa. Segundo Andréa, este ano, por conta da pandemia da COVID-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, pela primeira vez, no aplicativo e-Título, o Sistema Justifica, onde a pessoa poderá preencher os campos e anexar arquivos.

O requerimento de Justificativa Eleitoral continua disponível e segue sendo alternativa para comunicar o motivo da ausência. 

Medidas de segurança

Com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão de COVID-19 durante os dias de votação — 15 e 29 de novembro, a justiça eleitoral definiu algumas normas de segurança que deverão ser seguidas rigorosamente pelos eleitores.

Máscaras

O uso de máscara é obrigatório para todos os indivíduos nas seções eleitorais e, segundo o TSE, pessoas que estejam com febre ou tenham sido diagnosticadas com a doença, nos 14 dias anteriores à data da votação, não devem comparecer e poderão justificar sua ausência.

Tempo de votação ampliado

O tempo de votação ganhou mais uma hora e vai acontecer das 7h às 17h. Esse aumento visa diminuir o risco de aglomerações nas seções eleitorais, assim como a melhor distribuição do fluxo de pessoas.

Horário preferencial

O horário preferencial, de 7h às 10h, é destinado aos eleitores com mais de 60 anos. É recomendado que as pessoas não integrantes da faixa etária de risco compareçam aos locais de votação após às 10h. Acompanhantes e eleitores que não têm prioridade não serão impedidos de votar durante esse período, porém deverão respeitar a preferência.

Leve sua caneta

O contato com objetos e superfícies contaminadas pelo SARS-CoV-2 é uma das principais formas de transmissão da COVID-19. Sendo assim, é recomendável que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Dispensa de biometria

A forma de transmissão do vírus também interferiu na maneira de identificar o eleitor. Na eleição 2020, a identificação biométrica não será realizada, pois é necessário reduzir os pontos de contato do indivíduo com superfícies e objetos possivelmente contaminados.

Como o eleitor será identificado?

Além do título de eleitor para conferir a zona e seção eleitoral, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto: carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação, passaporte ou certificado de reservista.

Transporte de eleitores

Andréa ressaltou que no dia da eleição somente a justiça eleitoral está autorizada a fazer o transporte de eleitores da zona rural para os ocais de votação. Ainda, segundo ela, a justiça eleitoral publicará um edital com as rotas e os horários do transporte coletivo.

Texto: Redação Portal Sorriso