Política

Sorriso expandirá assistência hospitalar a gestantes em situação de risco; R$ 2,3 milhões

A prefeitura abriu credenciamento voltado à seleção de unidade prestadora de serviços médicos-hospitalares, com foco no tratamento a pacientes em período de gravidez, estratificadas como de risco habitual e intermediário segundo área de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma a complementar as atividades oferecidas no âmbito municipal. A data inicial para a conclusão do processo é até dia 12 de janeiro. Serão investidos cerca de R$ 2,3 milhões.

De acordo com o certame, o estabelecimento deverá garantir assistência integral ao parto, ofertando todos os procedimentos necessários quanto a obstetrícia clínica e cirúrgica, de forma gratuita ao paciente. Estão entre eles a realização do parto normal, cesariano, cesariano com laqueadura tubaria, sutura de lacerações e curetagens pós-abortamento. Também estão previstos tratamento de complicações, transtornos hipersensitivos na gravidez e intercorrências clínicas.  

A administração declarou que, atualmente, a única referência para os serviços de parto está vinculada a Rede Cegonha (Atenção à Saúde Materno-infantil), implantada no hospital regional de Sorriso e mantida pela secretaria estadual Saúde, sendo considerada referência para toda região do Vale do Teles Pires. Com a expansão, será possível possível reduzir a sobrecarga no regional e possibilitar a ampliação dos atendimentos de cunho estratégico na região.

A empresa atuará 24 horas diárias no acompanhamento às gestantes, em período contratual de 12 meses, conforme o edital. 

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)