Polícia

Sorriso: Forças de Segurança e Fiscalização recebem treinamento da Marinha do Brasil

Foto: JK

Durante esta semana, as forças de seguranças de Sorriso estarão participando de um curso especial de Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público e Segurança de Embarcações de Passageiros, ofertado pela Prefeitura de Sorriso, em parceria com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Mato Grosso.

Na tarde de segunda-feira (8), representantes da Marinha deram início ao curso, que deverá se estender até a sexta-feira com aulas práticas e teóricas. Participam do aprendizado membros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Policia Militar, Policia Civil, Agentes de Trânsito, Defesa Civil e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso.

“Solicitamos este curso ainda no ano passado e conseguimos, com todos os cuidados que a pandemia exige, trazer uma equipe para ministra-lo. É um curso importante no sentido de integrar cada vez mais as forças de segurança que atuam em Sorriso e oferecer subsídios para fiscalizarmos os rios e locais onde ocorrem muitas pescas predatórias e crimes ambientais. Queremos garantir a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras”, explica o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.

Para Priscilla Gomes Meyer, segunda sargento enfermeira da Marinha, esse curso tem a finalidade de instruir as forças de segurança dos órgãos públicos e intensificar, por meio de fiscalização e ensino, a segurança marítima no território mato-grossense.

“Nosso Estado é muito amplo e precisamos trabalhar em conjunto, envolver todas as forças de segurança para garantir a salvaguarda da vida humana, a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição hídrica nos diversos rios e lagos da região. Nesta ocasião, serão repassados ensinamentos de navegação, noções de primeiros socorros e até o uso correto do colete salva-vidas. Nosso objetivo é procurar parceiros para dar continuidade aos trabalhos que a Marinha desenvolve, fazendo com que as instruções cheguem até a população”, frisa Priscilla.

As aulas teóricas estão sendo ministradas no Centro de Eventos Ari José Riedi.