Geral

Sorriso já aplicou mais de 50 mil doses contra a Covid-19

Mais de 50 mil doses aplicadas. É com esse marco que as equipes de imunização contra a covid-19 iniciaram o trabalho de vacinação no sábado (07). Desde o dia 20 de janeiro, quando a enfermeira da linha de frente, Aparecida Lourdes Chinz, foi a primeira pessoa imunizada no Município, mais de 50 mil picadinhas de esperança - somadas as primeiras, segundas e também doses únicas, já foram aplicadas no braço dos sorrisenses. Os dados constam do Portal Localiza SUS que também pontua o público-alvo para as imunizações em Sorriso: 65.059 pessoas com 18 anos ou mais. E para chegar a esse número as equipes de imunização estão atuando em várias frentes nas unidades de saúde e em drive-thrus.

Por trás da máscara e do jaleco, quem segura a agulha e aplica doses de esperança, é gente como a técnica de enfermagem Caroline Alves da Silva. Há dois meses Caroline integra a equipe que atua nos PSFs e também nos drive. Antes disso, a profissional trabalhou na linha de frente no Hospital Municipal de Campanha, desde sua abertura. 

"Hoje atuando na imunização eu me emociono muito em ver pacientes que ficaram internados conosco ou que foram parar em leitos de UTI e que estão sendo imunizados; quando reconheço alguém, sou pura emoção”, conta.

Caroline também relata que cada pessoa reage de uma maneira diante da picadinha. “Na quinta-feira (05/08) mesmo imunizei uma mulher que havia perdido o pai e a mãe para a covid-19; quando ela entrou para ser vacinada já veio muito emocionada e, claro que todos nós choramos com ela assim que a ouvimos”, relembra. “Eu fico feliz por quem está tendo essa oportunidade e buscando a imunização. Aplico cada vacina com amor e muito respeito a quem não teve tempo de receber essa dose de esperança”, diz.

“A maioria das pessoas nem pede qual o imunizante; só querem ser imunizadas e você vê o alívio nos olhos delas”, relata. Mas há também um outro lado: aquelas pessoas que chegam ou na unidade ou no drive e querem saber qual o imunizante que está sendo aplicado e, dependendo da resposta desistem. Para esses, Caroline dá um conselho “não deixe essa oportunidade passar. Temos muita gente na expectativa dessa vacina, se você agendou, compareça às unidades e faça a vacina”, frisa.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, a vacinação dos sorrisenses é o resultado da união de várias mãos que assim como as de Caroline, sustentam as seringas. “Nossa equipe está atuando na imunização com muito empenho. Lembramos a todos que os frascos são multidoses, por isso, se você agendou, compareça. Esse é o momento de confiar na ciência, nos profissionais da saúde, ter fé e demonstrar amor por quem nos cerca sendo imunizados”, frisa.

Marchioro também agradece a cada profissional que se dispôs a atuar nas imunizações e também na linha de frente. “Sem essas pessoas comprometidas com a profissão que escolheram e com saúde da população, não teríamos esses números. Também agradeço a equipe da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Trânsito que tem nos auxiliado nos drives”, acrescenta.

 Conforme o secretário, mais de 500 pessoas devem ser imunizadas com a primeira ou a segunda dose. Todas as imunizações de hoje são por agendamento. E se você tem 36 ou mais ou é lactante com filho de até dois anos de idade, entre no site da Prefeitura e faça seu agendamento no link https://site.sorriso.mt.gov.br/agendamento/vacina