Educação

Sorriso: Matrículas para as escolas estaduais já estão abertas pela internet

Foto: Assessoria

O primeiro dia da matrícula web na rede estadual de ensino iniciou com sucesso. Nas principais cidades que utilizam a plataforma para alunos novos como Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sorriso, Barra do Garças e Lucas do Rio Verde, os acessos ao portal da Seduc ocorreram sem problemas.

Segundo Rodrigo Jacob, do Núcleo de Dados e Informações Estatísticas da Seduc, o número de acesso nos primeiros minutos da abertura do sistema foi elevado, pois os pais já queriam garantir, de imediato, a vaga que procuravam na escola estadual de sua preferência. O sistema da matrícula web abriu, pontualmente, às 8 horas de terça-feira (03.03).

“Para os pais que não obtiveram êxito na primeira escolha, conseguiram na segunda opção. De qualquer forma, a rede estadual garante vagas para todos que procuraram”, assegura.

No auditório da Seduc foram instalados 10 terminais de computadores de acesso à internet e disponibilizado para os pais ou responsáveis. Técnicos da Superintendência de Tecnologia da Informação (Suti) da Seduc deram suporte e tiraram as dúvidas no momento de acesso a matrícula web.

Logo na primeira hora de funcionamento – entre 8h e 9h -, mais de 40 pais procuraram o serviço gratuito e efetuaram a matrícula de seus filhos.

É o caso de Neusa Bondespacho Santos que conseguiu uma vaga para seu neto Kauã, na Escola Estadual Souza Bandeira, no Coxipó. “Vim aqui na Seduc porque fiquei sabendo da disponibilidade dos terminais. Escolhi a escola porque é uma das melhores”, assinala.

A estudante Luísa Barbosa Melo assegurou uma vaga para o 1º ano do ensino médio na EE Liceu Cuiabano. “Optei pelo Liceu porque é mais perto de casa e é uma das melhores escolas de ensino médio", comentou.

Quem também garantiu uma vaga para seu filho foi Benedito Érico. “Consegui uma vaga do 3º ano do ensino fundamental na EE Manoel Cavalcanti de Proença, no Tijucal. Procurei a Seduc porque fiquei sabendo da disponibilidade de acesso a internet”, explica.

Katiussi Lemes, por sua vez, viveu momentos de tensão, mas comemorou a obtenção de duas vagas para seus filhos – uma no ensino médio na EE André Avelino e outra do ensino fundamental na EE André Luiz, no bairro Consil. “No caso do André Luiz é mais perto de casa e no André Avelino, é uma das poucas escolas com ensino médio diurno”, comemora.

A matrícula web se encerra na próxima segunda-feira (09.03). Depois dessa data, pais ou responsáveis deverão procurar a secretaria das unidades escolares ou Assessorias Pedagógicas.

As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser realizados no site www.seduc.mt.gov.br . Com o cadastro feito, o pai ou responsável recebe um login e uma senha. Mas a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recomenda que essa etapa seja concluída o quanto antes, para ganhar em agilidade.