Geral

Sorriso: MP pede intervenção e multa de R$100 mi para Águas de Sorriso

Foto: Portal Sorriso

Os representantes do Ministério Público, promotores Márcios Berestinas Florestan Élide Manzine de Campos, protocolaram no fim da tarde desta sexta-feira (13), na comarca de Sorriso um pedido de intervenção da prefeitura de Sorriso no serviço de água e esgoto do município, prestado pela empresa Águas de Sorriso. Além disso, o MP pede que a empresa seja multada em R$100 milhões por danos morais coletivos e devolva em dobro aos consumidores, os valores cobrados de taxa de esgoto nas faturas, nos últimos cinco anos.  

Para reunir os dados necessários e ajuizar a ação civil pública, o Ministério Público fez um minucioso levantamento dos casos denunciados pela população relacionados ao abastecimento de água, faturas com valores elevados e a falta de cuidado com tratamento do esgoto do município. “Ao longo dos anos, se percebe uma insatisfação dos usuários em relação a prestação de serviço público de saneamento básico. Nós detectamos que existem sim inúmeros problemas que são recorrentes e que vem se arrastando há anos”, disse o promotor Márcio Florestan.

Segundo ele, mesmo após anos de concessão e parceria entre a empresa e a prefeitura, menos de 30% da população tem acesso a prestação do serviço de coleta e tratamento de esgoto em Sorriso. “Isso é um problema grave! A ausência do serviço de coleta e tratamento de esgoto gera consequências graves na saúde pública e no meio ambiente. Não podemos aceitar isso”.

O promotor ainda disse acreditar no trabalho do poder judiciário de Sorriso em contribuir para melhorar a qualidade de vida da população de Sorriso. “Esperamos que haja uma decisão rápida em relação a liminar pleiteada para que o município possa realizar uma intervenção nesses serviços e sanar esses problemas que apontamos”, finalizou.

Texto: Larissa Gribler - Portal Sorriso