Geral

Sorriso: mutirão de cirurgias oftamológicas começa nesta sexta

A Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizará neste fim de semana, mais um mutirão de cirurgias de olhos no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME).

Os procedimentos  fazem parte do "Programa Mais Saúde", lançado em 2017. Hoje (29) e sábado (30), serão realizados 60 procedimentos de pterígio, cuja ação tem a parceria do "Programa Mais MT Cirurgias", do Governo do Estado.

Neste primeiro quadrimestre de 2022, a Prefeitura realizou 659 cirurgias em clínicas particulares, com investimento que ultrapassa R$ 1 milhão, com recursos do município. "Parte desta verba investida  neste mutirão de cirurgia iria para o Carnaval e foi direcionada para saúde. Carnaval nunca será prioridade, mas a saúde sim”, pontuou o prefeito, Ari Lafim.

Ainda por meio do Programa Mais Saúde, o município já realizou cirurgias de hérnias, histerectomia, colocistectómia, amigdalectomia, adenoidectomia e hernioplastia, que são adquiridas via Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires.

“Esses procedimentos são de obrigação do Estado. Porém, o prefeito determinou a aquisição dos serviços para atender nossa população. Estamos atendendo as demandas deste ano, por isso está bem perto de zerarmos a fila das cirurgias de olhos por exemplo”, explicou o secretário de saúde e saneamento, Luís Fábio Marchioro.

No próximo dia 13 de maio, aniversário do município, serão feitas mais 180 cirurgias oftalmológicas no AME.