Geral

Sorriso: nove crianças com a Covid-19 ativa no organismo não tomaram vacina

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de segunda-feira (20), 749.227 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.957 óbitos. Em Sorriso, até ontem, o boletim epidemiológico apontou que 121 pessoas estão com o vírus ativo no organismo. Desse total, nove crianças (de 0 a 11 anos de idade) estão ativas e nenhuma com vacina. 

Há, ainda, seis adolescentes com o vírus ativo, dos quais quatro têm duas doses da vacina e dois não são vacinados. 

Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e da baixa vacinação no Estado, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) ainda avalia a necessidade de tornar obrigatório o uso de máscaras nas escolas. Em Sorriso, algumas instituições de ensino recomendam o uso do dispositivo de biossegurança. 

A 1ª dose para crianças maiores de 6 anos de idade está disponível em todos os PSFs de Sorriso (28 no total). Ontem, o município também passou a aplicar a 4ª dose do imunizante contra a Covid-19 para a população com 40 anos ou mais. 

Para isso, é observado um intervalo de quatro meses entre a 1ª dose de reforço (aquela 3ª dose) e esse novo reforço, que será aplicado agora. A decisão segue a Nota Técnica 176/2022 emitida pelo Ministério da Saúde.