Geral

Sorriso oferece alfabetização para jovens e adultos

Sorriso aderiu ao programa Mais MT Muxirum, que visa erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, nos próximos cinco anos. As aulas no município começaram no início de setembro e, segundo a professora Iluir Lorensetti Tiecher, os alunos já estão apresentando muitos progressos. “É gratificante ver o progresso dos alunos e o brilho em seus olhos por estarem conseguindo ler e escrever palavras e até mesmo frases”, diz Iluir, que coordena o programa em Sorriso juntamente com a professora Fátima Gisele.

São, ao todo, 14 turmas formadas a partir de uma busca ativa realizada pelos alfabetizadores. As aulas acontecem no período noturno, de duas a três vezes por semana, nas escolas municipais Vila Bela, Flor do Amanhã, Ivete Lourdes Arenhardt, Jardim Bela Vista (que atende também o bairro Santa Maria), Geni Terezinha Forgiarini e Jardim Amazônia. São ofertadas também duas turmas de alfabetização por meio do Mais MT Muxirum no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), onde as aulas são ministradas por um reeducando.

“O Mais MT Muxirum é um programa desenvolvido em regime de colaboração entre o Estado e os municípios e atende àquelas pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, dando a possibilidade de se alfabetizarem”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler. 

O encerramento das primeiras turmas do Mais MT Muxirum está previsto para fevereiro de 2022. Esse ano a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) propôs a parceria a 60 municípios e, nesta primeira etapa, a meta é atingir 48 mil estudantes.

O Programa Mais MT Muxirum, juntamente com o Alfabetiza MT, formam o maior programa de alfabetização do Estado, com investimentos de mais de R$ 30 milhões por ano, pelo Governo de Mato Grosso. O Alfabetiza MT visa garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, que é até o 2º ano do Ensino Fundamental.