Geral

Sorriso oferece vagas para programa de alfabetização de jovens e adultos

Erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, nos próximos cinco anos. Essa é a proposta do programa Mais MT Muxirum, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). O município aderiu ao programa em 2021 e neste mês de fevereiro encerrou as atividades das 14 primeiras turmas que participaram.

Conforme a professora Iluir Lorensetti Tiecher, umas das coordenadoras do programa em Sorriso, para este ano novas turmas já foram formadas nas escolas municipais Profª Ivete Lourdes Arenhardt, Jardim Bela Vista, Jardim Vila Bela, Flor do Amanhã e Geni Terezinha Forgiarini. Contudo, segunda ela, ainda há vagas e novas turmas podem ser abertas, caso haja demanda. “Quem tiver interesse em participar do programa pode entrar em contato comigo pelo telefone (66) 99653-6731, que eu direciono ao alfabetizador. O intuito é direcionar o aluno para a unidade que estiver mais próxima da sua casa”, explica.

Estão são ofertadas também duas turmas por meio do Mais MT Muxirum para alfabetização de alunos venezuelanos. As aulas acontecem na Escola Ivete, no período noturno, de duas a três vezes por semana.

O Programa Mais MT Muxirum, juntamente com o Alfabetiza MT, formam o maior programa de alfabetização do Estado, com investimentos de mais de R$ 30 milhões por ano, pelo Governo de Mato Grosso. “O Mais MT Muxirum é um programa desenvolvido em regime de colaboração entre o Estado e os municípios e atende àquelas pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, dando a possibilidade de se alfabetizarem”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.