Política

Sorriso: Prefeito e secretário vistoriam estação de tratamento de esgoto

O prefeito Ari Lafin, acompanhado pelo secretário de Agricultura Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Adriano Denardi participou de uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Teles Pires, a convite da nova gerência da Águas de Sorriso, Eder Freitas e Lucas Oliveira, na última quarta-feira.

De acordo com o gerente operacional de dados de Sorriso, Lucas Oliveira, a ETE Teles Pires é um importante investimento da expansão do sistema de esgotamento sanitário do Município. “Com capacidade de atendimento de 90 L/s tratado, essa vazão equivale ao atendimento de 60 mil pessoas. Uma obra complexa, com aporte de R$ 20 milhões de recursos e a previsão de término é para esse primeiro semestre de 2024”, explicou.

Com mais de oito quilômetros de extensão a nova rede visa atender os bairros Jardim Taimã, Jardim Amazônia, São José I, São José II, Rota do Sol, Santa Clara I, Santa Clara II, Parque dos Poderes, Jardim Tropical e Portal Kaiabi. Na conclusão total do novo complexo, cerca de 60 mil habitantes serão beneficiados.

Conforme assessoria da Aegea, a nova Estação de Tratamento de Esgoto Teles Pires contará com tecnologia considerada extremamente eficiente e equipamentos de ponta. Serão implantados Reatores Aeróbios de Fluxo Ascendente (RAFA) seguidos pela tecnologia de Lodos Ativados, com capacidade de remover até 95% dos poluentes do efluente. Além disso, a estação contará com um moderno tratamento preliminar, onde serão retirados e separados resíduos sólidos lançados indevidamente na rede de esgoto.

A inauguração da ETE Teles Pires é um importante passo no desenvolvimento responsável e sustentável de Sorriso. A nova unidade representa um avanço no saneamento da cidade. O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Adriano Denardi, disse que com o início da operação, a estação vai gerar resultados diretos e positivos para a saúde, economia, meio ambiente e crescimento da cidade.

O prefeito, Ari Lafin, destacou que o objetivo da visita foi acompanhar os trabalhos da empresa Águas de Sorriso, contratados no ano de 2.000, quando teve início o contrato de concessão pública e o esgoto foi contemplado no documento. “O que presenciamos, no local é que até o mês de maio deve ser concluída a primeira etapa referente ao Interceptor Gonçalves, ou seja, uma tubulação maior que levará o esgoto do Córrego Gonçalves de, em torno de 10 bairros da Zona Sul, desativando pequenas Etes como do Santa Maria e Pinheiros, por exemplo, que serão ligadas nessa estação bem maior e modernas. Sendo assim, boa parte da cidade será beneficiada com o serviço de esgoto em 2024”, confirmou o Prefeito.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)