Geral

Sorriso realiza mais um mutirão para vacinar idosos neste sábado

Foto: Portal Sorriso

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) realiza hoje (20) mais um mutirão com o objetivo de imunizar idosos. De acordo com o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, a intenção é imunizar cerca de 190 idosos acima de 75 anos. A meta é imunizar 150 idosos nos PSF’s São Domingos, Jardim Bela Vista e no Ambulatório Médico Especializado (AME) localizado ao lado do Hospital de Campanha, localizado em frente à Escola Ivete. Além destes, duas equipes volantes devem ir a domicílio para imunizar mais 40 idosos acamados. O mutirão terá início às 7 horas e seguirá até as 11 horas.

Marchioro pontua que hoje a equipe irá fazer uma força tarefa para agendar horários. “Reforçamos que quem preencheu o pré-cadastro e se enquadra nessa faixa etária deve ficar atento às ligações”. Mais uma vez, Marchioro lembra que as vacinas estão sendo aplicadas em ordem decrescente de idade, seguindo a fila organizada a partir do pré-cadastro. O secretário destaca ainda quinta (18), outros 100 idosos com idade entre 76 a 79 anos receberam a primeira dose da vacina.

Em relação aos profissionais da saúde, Marchioro acrescenta que 40 doses foram aplicadas nesta semana. “Estamos seguindo a resolução da Secretaria de Estado de Saúde e aplicando conforme a definição que recebemos. Por exemplo, ontem recebemos uma nova remessa com 920 doses e já veio definido que 7% desse total deverá ser aplicado em profissionais da saúde”, frisa.

Segundo o secretário, praticamente 100% dos profissionais da saúde que estão na linha de frente já foram imunizados. “Esse total diz respeito aos profissionais do Hospital de Campanha Municipal, Hospital Regional, hospitais privados, UPA, PSFs e farmácias cidadãs”, explica. O secretário salienta que conforme novas doses estão sendo recebidas, a vacinação também avançará em clínicas, consultórios e farmácias particulares. Segundo a estimativa, no campo privado cerca de 700 profissionais da saúde ainda devem ser imunizados, seguindo também o critério decrescente de idade para a organização da fila de quem já preencheu o pré-cadastro.

Doses aplicadas 

De acordo o painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde (disponível aqui) Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais aplicou o quantitativo de doses recebidas. Até o momento o município recebeu 4.992 doses já somada a remessa recebida ontem. Desse total, isto é, 3.653 doses já foram aplicadas, sendo 2.507 em primeira dose e 1.146 segundas doses. A diferença do total recebido e o total geral de doses, 1.339, se deve às vacinas que serão aplicadas como primeira dose em idosos e profissionais da saúde, seguindo a ordem da fila do pré-cadastro online e também de segunda dose que ainda devem ser aplicadas.

Marchioro comemora outro dado em relação ao município: até o momento a eficácia da vacina em idosos acima de 80 anos está em 100%. Isto é, após a aplicação da imunização nenhum idoso acima de 80 anos foi internado na rede pública. No período, três internações e um óbito foram registrados, contudo, foram quatro casos específicos em que os pacientes não haviam recebido a vacina.

Pré-cadastro

Até ontem (18), 6.543 pessoas haviam realizado o pré-cadastro; desse total, 5.527 são idosos acima de 60 anos e 1.016 são profissionais da saúde. O pré-cadastro deve ser feito pelo site da Prefeitura (clique aqui) Marchioro pontua que assim que novas doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde, o pré-cadastro será aberto para outros grupos, sempre seguindo a ordem de prioridades estipulada pelo Governo Federal.

Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150 . “No caso de idosos o cadastro pode ser feito pelo 150; profissionais de saúde não há como porque há necessidade de comprovar o vínculo empregatício”, pontua o secretário. Qualquer dúvida em relação ao cadastro também pode ser esclarecida pelo 150.
Marchioro salienta ainda que a Câmara de Vereadores também se colocou à disposição para a realização do pré-cadastro online. Assim, quem não tem acesso à internet pode procurar a Câmara de Vereadores na Avenida Porto Alegre ou então a Sala do Cidadão no São Domingos. “Agradecemos ao presidente da Casa, Leandro Damiani e aos demais vereadores pelo apoio”, completa o secretário.

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom