Saúde

Sorriso: reunião debate funcionamento de feiras livres durante pandemia

Foto: Portal Sorriso

O funcionamento das feiras livres municipais durante o período de pandemia foi a pauta de uma reunião ontem (18) entre o vice-prefeito, Gerson Bicego; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn e representantes das três feiras do município: da Área Central; do Bela Vista e do São Domingos.

Conforme Gerson, o funcionamento das feiras está seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Queremos parabenizar os feirantes por cumprir com as medidas e reforçamos a necessidade de continuar com as ações como a higienização frequente; a disponibilização de álcool 70⁰; o uso de máscara e o distanciamento social; além de repassar para todos as informações sobre o toque de recolher implantado das 5 às 22 horas”, pontua o vice-prefeito, ao explicar que a Feira do São Domingos deverá seguir a recomendação do horário para abrir.

As feiras estão funcionando desde o início de abril, após passar por avaliação do Comitê de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus. Desde então, a orientação é para que a Feira Central e a do Bela Vista funcionem sem praça de alimentação. Segundo os organizadores, as pessoas adquirem seus produtos sem permanecer no local. Também foi solicitado um espaçamento maior, funcionando com 50% da capacidade, intercalando espaços de um “box” a outro. Já para a Feira do São Domingos a orientação é que as tendas sejam montadas com distância de 20 metros entre uma e outra.

Segundo o vice-prefeito, hoje o município conta com aproximadamente 300 feirantes cadastrados e atuando.