Saúde

Sorriso segue com a imunização de adolescentes com comorbidades

Foto: BBC

Sorriso iniciou segunda (27) a imunização de mais um grupo contra a covid-19: os adolescentes de 12 a 17 anos. Seguindo as recomendações do Plano Nacional de Imunizações (PNI), primeiro estão sendo imunizados menores de idade que no momento sejam gestantes, puérperas ou portadores de deficiências permanentes. Após isso, a imunização será aberta para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades de forma gradativa por faixa etária.

Inicialmente, ontem, a vacinação para adolescentes gestantes, puérperas e com deficiências permanentes, foi alizada por livre demanda das 13 às 17 horas, no atual prédio do AME (PSF Central) em frente à Escola Ivete Lourdes Arenhardt. Os adolescentes precisaram estar acompanhados por um responsável maior de idade, que assinou a autorização para a aplicação do imunizante; além disso, assim como as demais gestantes, adolescentes grávidas precisaram apresentar a autorização médica para a vacinação.

Vale lembrar que a imunização por livre demanda ocorreu somente segunda (27). E desde ontem (28), esse novo grupo formado pelos adolescentes de 12 a 17 anos deve realizar o agendamento para a imunização no site da Prefeitura.

Imunizações em andamento

Além de abrir para a faixa etária 12 a 17 anos, Sorriso continua imunizando a população 18+, lactantes com filhos de até 2 anos de idade e aplicando a dose de reforço em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos.

A expectativa é de reduzir ainda mais o número de casos que, com o avanço da campanha de vacinação, já apresentou expressiva diminuição nas últimas semanas. Ainda esta semana, está prevista a abertura do agendamento de vacinação para a população de 17 anos ou mais, o sistema estará disponível através do site da Prefeitura Municipal de Sorriso. Destaque para o + que sempre acompanha as idades determinantes para a vacinação, que simboliza a possibilidade para que qualquer pessoa, com mais de 17 anos e que ainda não se imunizou, possa procurar os postos de vacinação.