Polícia

Sorriso: segue intenso o combate às aglomerações e à perturbação do sossego

Foto: Portal Sorriso

Ao mesmo tempo em que uma equipe atuava para colocar fim à prática de dirigir sob a influência de álcool, outra equipe da GM também se desdobrava para atender as ocorrências de perturbação do sossego. Nestas ocorrências, que, muitas vezes estão casadas com aglomerações, os guardas também contam com apoio de profissionais do NIF e da Polícia Militar (PM).

O coordenador da GM, Márcio Pires, relata que das 18h de sexta-feira (25) até as 6h desta segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio da GM, registrou 74 ocorrências. Em uma delas, no sábado (26) à noite, uma ocorrência em uma chácara resultou na prisão de duas pessoas que estava na festa que originou a denúncia.

De acordo com Pires, a primeira orientação para que desligassem o som e desfizessem a aglomeração foi ignorada pelo proprietário da chácara e também por seus convidados. Na segunda abordagem no local, foi necessário recolher o aparelho de som encaminhar à PJC o proprietário e também um dos convidados, que causou tumulto e ofendeu guardas, fiscais e policiais.

Os constantes registros de ocorrências de perturbação de sossego, ainda mais em um período de pandemia, em que as aglomerações devem ser fortemente combatidas, têm demandando várias formas de abordagens.

O coordenador da Casa dos Conselhos, por exemplo, Celso Marcon, vem buscando sensibilizar os líderes comunitários para que sejam parceiros neste trabalho. “Um líder comunitário, seja o presidente da Associação de Moradores, ou um integrante da Associação, é certamente uma pessoa que exerce influência nas comunidades, então, estamos buscando junto a estas vozes, que nos ajudem no trabalho de coibir este tipo de ocorrência, que tira não só o sossego de vizinhos, mas, neste período, pode representar um foco de contaminações por Covid, visto que as aglomerações continuam proibidas”, reforça.

Justamente para frear novos casos de Covid-19, a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue fazendo monitoramento das áreas públicas para evitar aglomerações. Para entrar em contato com a GM, basta ligar 153. Já para falar com a Defesa Civil, o telefone é o 199.