Polícia

Sorriso: Semsep divulga relatório de ocorrências de trânsito de janeiro e fevereiro

Foto: Ilustrativa

Por mais paciência e empatia no trânsito. Esse é o objetivo da campanha “Todos Pela Vida” que vem sendo realizada desde dezembro de 2019. Contudo, paradoxalmente a isso o número de acidentes registrados nos meses iniciais de 2020, aumentou. Em dezembro do ano passado foram registradas 126 ocorrências, em janeiro 133 e em fevereiro 147. Os dados são da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio do Departamento de Trânsito.

De acordo com o Departamento, em dezembro foram 126 ocorrências, sendo 54 com vítimas e 72 somente com danos materiais. Já em janeiro foram registrados 133 acidentes, destes 74 com vítimas e 59 sem vítimas. Em fevereiro o número aumentou para 147 registros de acidentes; 75 com vítimas e 72 sem vítimas. O coordenador do Departamento, Márcio Pires, pontua que os fatores que mais causam acidentes são velocidade e invasão de preferencial. “Salientamos a todos que reduzam a velocidade em cruzamentos”, salienta.

Pires destacou ainda que a equipe do Departamento esteve nas unidades escolares do município (escolas e Cemeis) para ministrar palestras aos pais no início do ano escolar. “Orientamos a estacionar em local próprio, usar cinto de segurança e cadeirinha quando a faixa etária da criança exigir”, disse. “Contudo, temos recebido muitas reclamações de que ainda há quem estacione em faixa amarela ou costuma parar em faixa de pedestre para o filho descer. Destacamos que quem presenciar uma situação dessas, pode nos procurar para que possamos intensificar nossas ações”, disse.

O coordenador acrescenta que para frear a ocorrência de acidentes no município, a Administração Municipal, em parceria com diversas instituições, vem conduzindo, desde o ano passado, ações educativas por meio da campanha Todos Pela Vida. Em março o tema é o uso do celular no trânsito, campanha realizada pelos bancos Sicoob e Sicredi.  Em abril o trabalho será conduzido pela Câmara de Vereadores e pela Escola Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, com o slogan “Reduza pela Vida”, já que o alerta será em relação ao excesso de velocidade.

Demais atendimentos

Além destas atividades, os agentes também atuam no atendimento de ocorrências de perturbação do sossego público por meio de som alto.  Em janeiro foram 206 atendimentos de perturbação do sossego e em fevereiro, 253.

Outra frente de trabalho do Departamento de Trânsito do município é a realização de vistorias nos veículos utilizados para o transporte de passageiros no município. Sem o aval da Semsep, os proprietários de táxis, mototáxis e vans para o transporte de passageiros não conseguem emitir o alvará de funcionamento no Departamento de Tributação. Em janeiro foram realizadas 337 vistorias e em fevereiro o número aumentou para 400.

De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, atualmente 60 táxis e 50 mototáxis estão cadastrados no município. “Estamos inclusive convocando os condutores que ainda não fizeram a vistoria a comparecer até a Semsep para que estes veículos sejam analisados para posterior emissão do alvará ou para a correção de qualquer problema que possa trazer risco para condutores e passageiros”, destaca.

Além destes serviços, o departamento também realiza emissão de cartões de estacionamento, atende na recepção, via telefone e realiza palestras em escolas e empresas, de acordo com agendamento prévio.

A Semsep funciona na Avenida Rio Grande do Sul, 213, no Bairro Benjamin Raiser. O telefone é o 3544-3563 e o 153 para o registro de ocorrências.