PODER EXECUTIVO

Sorriso será sede do 4.º Encontro dos Caps da região do Vale do Teles Pires

Nessa quinta-feira, 15 de junho, não haverá atendimento no Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida|Maria Zélia da Silva Cosmos (Caps) de Sorriso. Mas calma que o motivo é bom! É que na data toda a equipe estará em formação, buscando aprimorar o atendimento durante o 4.º Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Região do Teles Pires. E o evento será aqui em Sorriso mesmo, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces).

O dia todo será voltado a questão “Essa criança não é só minha, ela é de todos nós...” e deve reunir representantes dos Caps da Regional de Saúde do Teles Pires; além de profissionais da Atenção Primária e também da rede de apoio como servidores dos Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS).

O coordenador de Atenção Secundária em Saúde, Matheus Leandro Freiria, pontua que como o tema sugere, o encontro vai versar sobre o coletivo, a importância do trabalho coletivo e a parceria entre saúde e famílias de pacientes. “Nossa missão é somar esforços, trocar experiências positivas; debater juntos o que pode dar certo, deixar mais humanizado o atendimento ofertado”, detalha.

Matheus ressalta que o público do Caps é formado por pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente e dependentes químicos e que buscam nos serviços de saúde o apoio para o retorno à uma vida mais saudável.

Uma das convidadas para conduzir o debate sobre a temática “Essa criança não é só minha, ela é de todos nós...” é a professora Marcela Martins Furlan de Leo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que irá participar de forma online.

O encontro é organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Nova Vida|Maria Zélia da Silva Cosmos (Caps) de Sorriso, com a parceria do Escritório Regional de Saúde.

Informações sobre o CAPS/Sorriso

Em Sorriso, quem precisa de ajuda emocional pode e deve procurar atendimento no Centro; não é necessário encaminhamento. Basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS. O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, no Jardim América. Reforçando: só não haverá atendimento nesta quinta-feira, 15 de junho, data do encontro em Sorriso. Na sexta-feira, 16, tudo volta ao normal!

 

Mais sobre a palestrante

Marcela Martins Furlan de Leo é graduada em enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências, Programa Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é professora adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Universitário de Chapecó. Também é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Gestão, Inovação e Tecnologias em Saúde (LABITECS - UFFS) e professora colaboradora da Liga Acadêmica de Neurociências, UFFS; além de membro proponente da Escola de Estudos Psicanalíticos, em Porto Alegre – RS.

 

Serviço:

4.º Encontro dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Região Teles Pires

Local: Auditório da ACES, Rua Tenente Lira, n.º 230, Centro Norte

Data; 15 de junho de 2023

Início: 7 horas

Tags

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Divulgação