Geral

Sorriso terá mais 21 semáforos inteligentes no perímetro urbano; Estado investe R$ 4 milhões

A secretaria municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil informou que fará pregão eletrônico, dia 24, para a aquisição de conjuntos semafóricos inteligentes, que serão instalados em 21 cruzamentos, localizados na zona norte e sul da cidade. O investimento previsto para o certame é de R$ 4,4 milhões, com recursos do governo estadual, emendas parlamentares e poder público. Os materiais deveram ser entregues em 30 dias, segundo a licitação.

De acordo com o edital, serão atendidas três localidades na rua Lupicínio Rodrigues (entre Curitiba, Blumenau e Porto Alegre), três na avenida Natalino João Brescansin (entre Bené, Edgar Garcia de Siqueira e Luiz Amadeu Lodi) e mais duas na avenida Tancredo Neves (entre Bené e avenida Luiz Amadeu Lodi).

Também estão na listagem três áreas na rua São José (entre Tangará, Lions Clube e Alencar Bortolanza), três na avenida Perimetral Sudoeste (entre Márcia Regina, Ótavio de Souza Cruz e Perimetral Noroeste), duas na rua Alencar Bortolanza (entre Passo Fundo e Iguaçu) e uma entre avenida Curitiba e Estados, avenida dos Imigrantes com Lupicínio Rodrigues, São Francisco de Assis com Panambi, Blumenau com Ventos e Noemia Dalmolin com Graciliano Ramos.

Diferente de equipamentos tradicionais, as novas unidades podem ser automatizadas, para que funcionem conforme as demandas do tráfego local. “O aparelho é capaz de educar o trânsito, ao avaliar o fluxo de veículos que ali transita. Em vias de menor movimento, ele permanece fechado por mais tempo, enquanto nos trechos movimentados, busca uma maior fluidez no trânsito”, detalhou o gestor da pasta, José Carlos Moura, ao Só Notícias.

O documento oficial detalha que o conjunto de instalação é composto por controladores de tráfego microprocessados, módulos de GPS, kits de aterramento, totens semafóricos (para veículos, pedestres e ambos), laços detectores, cabeamentos, eletrodutos e caixas de passagem.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)