Geral

Sorriso: unidades de saúde realizam 413 exames papanicolau e aplicam 212 vacinas

As 28 Unidades de Saúde da Família de Sorriso estiveram abertas, das 17h às 20h de quarta (18), para coleta de 413 exames preventivos de câncer do colo do útero e aplicação de 212 vacinas diversas, dentre elas o imunizante contra a gripe. 

A enfermeira da atenção primária, Cátia Luciano, frisou que o saldo foi positivo. "Mesmo com o frio considerado para os padrões de Mato Grosso, a população nos procurou e ouviu o nosso chamado. Agradecemos a todos. Ontem também aplicamos todas as vacinas do calendário, com ênfase na vacina de gripe e sarampo, mas em geral foram feitas todas as vacinas".  

A campanha de vacinação contra a influenza segue até o dia 31. "Nos dois últimos anos, o número de vacinados contra a gripe baixou. Não temos a vacina está disponível o inteiro, só durante a campanha". 

A vacina da gripe deve seguir o público definido pelo Ministério da Saúde:  crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); idosos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; profissionais da saúde; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; funcionários do sistema prisional. 

Quem não se vacinou basta procurar as unidades de saúde em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

Exame preventivo 

A colpocitologia oncológica, conhecida popularmente como papanicolau, é um exame ginecológico, rápido, geralmente indolor e muito importante para verificar a saúde da mulher. "Disponibilizamos o inteiro. Quem não fez, pode ir às unidades e agendar".