Geral

Sorriso: urnas eletrônicas começam a ser lacradas para as eleições 2020

Foto: Portal Sorriso

O procedimento de carga e lacre das 233 urnas eletrônicas da 43ª zona eleitoral, disponibilizadas para as Eleições Municipais de 2020 iniciou na quinta-feira (05) em Sorriso e segue até hoje, sexta-feira (06).

As atividades acontecem no cartório eleitoral e podem ser acompanhadas por representantes de partidos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, imprensa e o público interessado.

É obrigação de cada Zona Eleitoral realizar a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas que irão funcionar nas sessões eleitorais de sua responsabilidade, bem como preparar as urnas de contingências, destinadas a substituir as que apresentarem defeito durante a votação ou que serão utilizadas pela junta eleitoral para recuperação de dados e/ou apuração.

Cerca de 20 urnas ficarão de reserva caso haja necessidade de substituição.

O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral)  já realizou a geração de mídias, que consiste em armazenar nos flashs cards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome, número do título e dados biométricos. Após a geração das mídias, é feito o procedimento de carga, que significa transferir para as urnas os dados inseridos nos cartões de memória. As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação.

De acordo com o TRE, O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, ainda estão aptos a fazer campanha.