Política

Sorriso: Vereador pede que município faça aquisição de procedimento cirúrgico de tireoide

Foto: Assessoria

A indicação nº 103/2020 de autoria dos parlamentares Damiani na TV – PSC, Toco Baggio – PSDB, Nereu Bresolin – DEM, Dirceu Zanatta – MDB e Elisa Abrahão – PATRIOTA tem como objetivo sugerir que os órgãos competentes da administração municipal faça a aquisição de procedimento cirúrgico de tireoide, junto à iniciativa privada, para atendimento aos usuários da rede de saúde pública do município.

Segundo o vereador Damiani na TV existem dezenas de usuários da rede de saúde pública do município, que necessitam de cirurgia de tireoide e estão aguardando por meses e até por anos, pela realização da dessa cirurgia. “É necessária é a realização desse tipo de procedimento pelo Município tendo em vista que os pacientes que aguardam a cirurgia são pessoas com diagnóstico de câncer, ou seja, tratam-se de casos urgentes e que não podem aguardar”, pontuou o parlamentar.

A Tireoide é uma glândula com formato semelhante ao de uma pequena borboleta. Pesa entre 15 e 25 gramas e está situada no pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão e é responsável pela produção de hormônios reguladores do organismo — chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) —, quaisquer distúrbios na tireoide podem comprometer a saúde cardíaca, ciclos menstruais, capacidade de concentração, musculatura, intestino e humor.