Geral

Suposta tentativa de sequestro em escola de Sorriso aumenta preocupação de gestores

Foto: Portal Sorriso

A secretária municipal de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Drechsler falou à imprensa nesta manhã de quarta-feira (16) sobre a denúncia de um pai de uma aluna da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt de que a filha, de 9 anos, estudante do 5° ano, teria sido vítima de tentativa de sequestro no portão da unidade nesta terça-feira (15).

Segundo Lúcia, todas as unidades escolares têm monitores de portão, que não permitem que as crianças saiam com pessoas não autorizadas e que o fato deverá servir de alerta às escolas e aos pais. “Ocorreu um fato que ainda não está tão bem explicado, mas que nos dá um alerta de que precisamos redobrar os cuidados nas unidades e que os pais precisam orientar seus filhos em casa para não saírem da escola com pessoas desconhecidas. Ontem mesmo entramos em contato com o pai e hoje com a diretora e conversamos com o tenente-coronel Jorge Almeida, que vai investigar essa situação”, explicou.

De acordo com o relato do pai, o homem teria entrado na escola, mas conforme a diretora da unidade, Edena Cristina Broch, essa afirmação não é verdadeira. Segundo ela, a monitora responsável por cuidar da saída dos alunos teria perguntado a menina onde estava indo e a criança não respondeu e seguiu em direção ao homem. “Ele estava próximo a uma das saídas da escola e teria chamado a aluna que imediatamente foi ao seu encontro. Como a menina é do 5° ano, e já tem uma autonomia maior de reconhecer quem vem buscá-la, a monitora entendeu que a criança teria reconhecido a pessoa”, disse a diretora.

Ainda de acordo com Edena, a criança e o pai não retornaram ao portão da escola após o fato e que só ficou sabendo do acontecido mais tarde, quando recebeu ligação do pai.

Lúcia frisou também que a Secretaria de Educação e Cultura oferece treinamento dos monitores e mantém trabalho constante de orientação nas escolares. “Prezamos pela segurança dos alunos e essa situação nos serviu de alerta, pois em um universo de 16 mil alunos, é necessária muita atenção por parte dos monitores”.

Ela aproveitou para reforçar a importância dos pais não demorarem muito para buscar os filhos na escola. “Segundo me consta dessa criança, já era 17h30 quando alguém veio para buscá-la. Temos pessoas que cuidam, mas as crianças muitas vezes ficam ansiosas para irem para casa e acabam se enganando e saindo com pessoas não autorizadas”.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, também esteve na escola nesta manhã. “Estaremos intensificando as rondas às unidades escolares e o trabalho de orientação e prevenção”, disse Moura, reforçando o alerta para os pais sobre orientarem seus filhos a não saírem com pessoas estranhas.