Saúde

Taxa de ocupação em UTIs para coronavírus de hospitais particulares chega a 89%

Foto: Olhar Direto

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) em hospitais particulares de Mato Grosso chegou aos 89% na terça-feira (16). O número foi confirmado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat).

O número, segundo o Sindicato, pode sofrer variações, pois os internados entram e saem diariamente. Segundo a diretora executiva do Sindessmat, Patricia West, os leitos disponíveis nas unidades hospitalares privadas passam por oscilações frequentes por conta do remanejamento e disponibilidade de novos leitos exclusivos para o tratamento de paciente acometidos com coronavírus.

Além disso, ela explica que por conta do afastamento de profissionais da saúde com suspeita ou confirmação de contaminação, muitos precisam cumprir quarentena, e isso reduz o quadro de profissionais de saúde disponíveis.

Os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) da última terça-feira (16) mostraram que, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação das UTIs era de 74%, e a da enfermaria, de 22,5%.

Texto: Isabela Mercuri/Olhar Direto