Geral

Temporal causa destruição e faltam telhas para reparos; vídeo

Foto: Gazeta Digital (GD)

Um temporal registrado na tarde de segunda-feira (5) deixou muitos danos para moradores de Nova Canaã do Norte. Além de terem que arcar com os problemas causados pelo temporal, eles precisam lidar com a falta de materiais de construção, já que com a grande quantidade de casas afetadas, faltou até telhas para comprar. Chuva com forte vento também ocorreu em Colíder, mas sem estragos.

Vídeos que circulam nas redes sociais (assista aqui) mostram fachadas de estabelecimentos comerciais destruídos, árvores caídas, casas foram destelhadas e uma torre de rádio foi derrubada pela força do vento.

Parte do muro da sede da Polícia Militar também foi derrubado e a cidade ficou sem serviço de internet por horas.
Moradores registraram granizo durante o temporal.

Conforme o pecuarista Alexandre May, o temporal foi rápido, mas intenso. Ele mora na área rural da cidade e na localidade os ventos foram menos intensos. A situação mais crítica foi na cidade. Ele conta que a energia acabou, mas voltou rápido. Pessoas que tiveram as casas destelhadas estão com dificuldade para realizar os reparos.

“Tem amigo meu que está com a casa destelhada e não está achando telha para comprar nas lojas de material de construção. Moro aqui a vida inteira e sempre tem vendaval, chuva forte, mas assim foi a primeira vez que vi”, relata.

Dias atrás houve temporal em cidade vizinha e os moradores recorreram a Nova Canaã para comprar os materiais. O fato contribuiu para a escassez de materiais registrada agora.

O Corpo de Bombeiros de Colíder, que atende a região, informou que apesar dos danos materiais, ninguém se feriu. A equipe não foi acionada para atender nenhuma ocorrência nas cidades.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não há previsão de chuva para o estado essa semana, exceto em Sinop (500 km ao Norte) que deve registrar precipitação nesta terça-feira (6).

Texto: Jessica Bachega/Gazeta Digital (GD)