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"Teve a mão divina", diz policial sobre motorista que sobreviveu em Chapada

O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PM, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, descreveu como impressionantes as imagens do acidente com o caminhão que despencou no Portão do Inferno nesta quarta-feira. “Ali teve a mão divina”, disse o oficial. Veja os vídeos do resgate aqui aqui.

O acidente (assista aqui) aconteceu no final da manhã na MT-251, estrada que liga Chapada dos Guimarães a Cuiabá. Apesar de parecer improvável, o motorista que conduzia o veículo, identificado como Daniel Francisco Sales, de 65 anos, sobreviveu com uma fratura na perna.

“Quando você começa a analisar as imagens se surpreende. Apesar de nós convivermos com esse tipo de situação de acidentes automobilísticos com vítimas e sem vítimas, são imagens fortes”, disse.

A filmagem mostrou o veículo desgovernado que primeiro bateu no paredão, depois voltou destruindo a grade de segurança e caindo no precipício. Ao analisar as imagens, segundo o comandante, o primeiro pensamento é de que tenha havido mortes, como já aconteceu em outros casos no local. “Mas graças a Deus, pela mão divina o motorista está com vida. Mas são imagens que nos impressionam bastante”.

 O motorista caiu em uma área de difícil acesso e as equipes de resgate, incluindo a Ciopaer e o Corpo de Bombeiros, concluíram o resgate às 15h25.

A dinâmica do acidente 

Quando as equipes chegam ao local, de acordo com o comandante, a primeira ação é verificar se entre as vítimas há sobreviventes. Em seguida é investigar qual foi a dinâmica, o que pode ter motivado o acidente.

“Aparentemente ele perdeu o freio e, como estava carregado, era um veículo pesado, aí essa perda de freio por uma causa mecânica pode ter provocado o acidente”, explicou. Outra possibilidade que será investigada é a de que uma imprudência possa ter provocado a perda do controle na direção.

“Alguns motoristas deixam o caminhão descer pra ele ganhar velocidade, tempo e economizar o combustível. E quando tentam segurar no freio, como a carga está pesada, não conseguem mais achar o freio e eles perdem o controle da direção”.

O comandante ainda destacou que o incidente poderia ter sido muito mais grave, uma vez que a via de mão dupla é bastante movimentada. “Se estivesse vindo um veículo no sentido contrário, com certeza teria sido ainda mais grave”.

O comandante afirmou ainda que a maior parte das causas de acidentes na região, principalmente no Portão do Inferno - por ser uma via estreita e bastante curva -, é a imprudência dos condutores.

“O Portão do Inferno é totalmente sinalizado em suas duas abas, seja nas sinalizações verticais, com placas, grades, muretas. Seja nas sinalizações horizontais, que estão ao longo da pista, que são vistas inclusive de noite”.

“O que pode e tem que ser feito no Portão do Inferno é a conscientização do condutor. A maioria esmagadoras dos acidentes acontece ali são por imprudência e excesso de velocidade”, complementou.