Saúde

Transporte coletivo de Sorriso é suspenso e estabelecimentos comerciais devem ser fechados

Foto: Portal Sorriso

O Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus de Sorriso deliberou, no sábado (21), novas medidas que visam reduzir a proliferação do novo coronavírus. Dentre elas está a suspensão do transporte coletivo público municipal, bem como o fechamento de estabelecimentos comerciais a partir do meio-dia de hoje.

Conforme a Prefeitura, o comércio poderá atuar somente por sistemas de plantão via telefone ou delivery (entrega) para tentar equilibrar o funcionamento. Até mesmo os restaurantes, por aglomerarem pessoas, deverão manter suas portas fechadas.

Poderão ser mantidos apenas os estabelecimentos que ofertam serviços essenciais, como mercados, farmácias e postos de gasolina. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 2 casos confirmados e 73 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente monitorados em 23 municípios do estado.

Ontem, novas medidas foram decretadas pelo governo de Mato Grosso, a exemplo da suspensão do transporte intermunicipal, fechamento dos parques públicos e privados. O horário de funcionamento dos postos também foi reduzido.

Confira as principais medidas tomadas:

  • Fechamento dos parques públicos e privados;
  • Proibição de qualquer forma de aglomeração de pessoas em eventos públicos e privados, inclusive em feiras, igrejas, reuniões em praças, ginásios, academias, festas. Fica autorizado o funcionamento das atividades privadas que possam ser exercidas com respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e seguirem as demais normas sanitárias de prevenção à disseminação ao coronavírus;
  • Postos de combustível só poderão funcionar de segunda a sábado, das 7h às 20h;
  • Transporte coletivo municipal e metropolitano somente poderá funcionar com os passageiros sentados;
  • Fica proibido o transporte coletivo intermunicipal;
  • Em transporte por táxi e motorista de aplicativo, fica proibida a utilização do banco dianteiro do passageiro. A parte interna do veículo deverá ser submetida a assepsia após a finalização de cada corrida;
  • Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Defesa Civil deverão apoiar os órgãos sanitários e Procon para a aplicação das medidas;
  • O descumprimento destas normas ensejará aplicação de penalidades administrativas cabíveis, inclusive interdição compulsória dos estabelecimentos.

Mais imagens

Owl Image

Texto: Redação Portal Sorriso