Geral

Trinta mil doses de vacinas são entregues em 11 municípios de Mato Grosso

Mais de 30 mil doses de vacinas foram distribuídas, em três dias, pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O transporte prestado pela unidade deu maior rapidez às campanhas contra a Covid-19 e Influenza em Mato Grosso.

Com as aeronaves, as entregas foram feitas para 11 municípios das regiões norte, noroeste e nordeste.

Para o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM, Ernesto Xavier Lima Junior, os serviços prestados à SES, demonstram o compromisso que o centro integrado tem de salvar vidas. “Independentemente das condições climáticas, há um esforço diário da tripulação em cumprir os itinerários com agilidade e segurança, fatores primordiais para a aviação de segurança pública e para salvamento de uma vida”, destacou.

Um convênio assinado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) com a SES também garantiu maior rapidez na distribuição das vacinas contra a Covid-19, desde o início da campanha no ano passado. Desde então, foram distribuídas mais de 5 milhões de doses do imunizante em todo estado.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Alessandra Cristina de Moraes, reconheceu que sem o apoio da unidade, não seria possível cumprir prazos para o enfrentamento da pandemia. “Agilidade foi imprescindível para iniciar a campanha, e somente o Ciopaer poderia auxiliar, cumprindo importantes requisitos e obedecendo às condições sanitárias exigidas, principalmente porque nosso estado possui uma grande extensão territorial, fator que poderia comprometer toda a campanha”, disse a superintendente.