Saúde

União garante a MT que irá liberar os 50 respiradores até sexta

Foto: Mídia News

O Ministério da Saúde irá liberar, ainda nesta semana, os 50 respiradores que o Governo do Estado adquiriu da empresa Magnamed Tecnologia Médica S.A., como forma de equipar a rede pública contra a covid-19.

A confirmação foi dada ao governador Mauro Mendes (DEM), que conversou na segunda-feira (08) com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Os respiradores foram comprados ainda em abril. Contudo, quando o Estado já aguardava a entrega, o Governo Federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos comprados por Mato Grosso.

“Pedi ao ministro a liberação desses respiradores. O assessor dele agora me garantiu que até sexta-feira (12) estarão mandando os 50 respiradores ao estado”, afirmou o governador.

De acordo com Mauro Mendes, dos 50 respiradores, 20 serão destinados a Cuiabá e os outros 30 para equipar as UTIs montadas no interior do estado.

Além desses 50, outros 120 respiradores foram adquiridos pelo Governo de Mato Grosso e chegaram no estado há poucas semanas.

Entenda o caso

Após a requisição administrativa, o Estado recorreu ao STF para que fosse garantida a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio de 2020, o ministro Luis Barroso determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Contudo, após a União recorrer, a decisão foi suspensa.

Já no final de maio, o ministro atendeu ao pedido do Estado e garantiu o direito de receber os respiradores.

Texto: Mídia News