Geral

Unidades escolares de Sorriso ganham mesas interativas digitais

Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) fez a entrega de 18 mesas interativas digitais para as unidades de ensino da rede municipal. 

A PlayTable é uma plataforma de jogos e aplicativos baseada numa mesa interativa e multidisciplinar, onde as crianças brincam, jogam, exploram, experimentam, se expressam e convivem juntas. São diversos conteúdos educativos, livros digitais e clipes musicais baseados na ludopedagogia, que permitem a realização de mais de 700 atividades pedagógicas com componentes curriculares baseados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

As novas mesas contemplarão as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), o Centro Municipal de Apoio e Atendimento a Inclusão da Educação Especial (Cemais), e o Programa Fortalecendo Sonhos.

Para aquisição do material pedagógico foram investidos R$ 449.820,00, com recursos próprios do Município.  

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, há mais de dois anos a gestão vem estudando a possibilidade de aquisição desta ferramenta tecnológica para as salas de AEE. “Estamos oferecendo um 'plus' para que os professores possam desenvolver de maneira mais eficaz e agradável as habilidades que os alunos precisam. A educação especial necessita desse olhar carinhoso e essas mesas serão um instrumento complementar e de apoio às atividades realizadas em sala de aula, tanto com os alunos do AEE, como também com alunos do ensino fundamental e da educação infantil que tenham alguma dificuldade de aprendizagem”, disse.

Segundo o coordenador da Educação Especial, Humberto Pelisser, as mesas interativas contam com recursos de acessibilidade, com livros em Libras para contação de histórias (atendendo crianças surdas e ouvintes), telas de toque, aplicativos de desenvolvimento da alfabetização para crianças com autismo, síndrome de down, TDAH, dislexia etc., dentre muitas outras atividades multidisciplinares.

“Hoje é um dia muito especial para nós, pois essas mesas serão muito importantes não só para os alunos, mas também para os professores que trabalham com a educação especial. Elas estimulam a coordenação motora e o raciocínio dos alunos, dentre outros benefícios. A tecnologia vem somar ao ensino de nossas crianças que tem algumas dificuldades de aprendizagem”, frisou o coordenador.  

“São equipamentos de alta tecnologia que irão atender a Educação. Estamos buscando fazer com que, além de treinar nossos professores e profissionais, tenhamos equipamentos adequados para que as crianças especiais possam ser verdadeiramente inseridas na educação de Sorriso”, frisou Ari.

“Temos certeza que essa ferramenta vai fazer a diferença no dia a dia de cada professor e cada aluno que a utilizará”, complementou o vice-prefeito.   

Muitos investimentos na Educação

O recebimento das mesas interativas encerrou uma semana marcada por várias entregas importantes na área da Educação.

Na terça-feira (20) a Prefeitura entregou 13 mil livros para as unidades educacionais que integram a rede municipal de ensino. Foram cerca de 500 títulos destinados as 38 unidades de ensino – os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e as escolas da rede municipal. Os livros contemplaram  também as bibliotecas públicas Monteiro Lobato e Container; o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), o Centro Municipal de Apoio e Atendimento a Inclusão da Educação Especial (Cemais), e o Programa Fortalecendo Sonhos.

Os investimentos foram também em infraestrutura para unidades escolares, marcados pela entrega oficial à comunidade da revitalização do Cemeis Jardim Amazônia e da Escola Municipal Vila Bela. Por meio do trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Cultura (Semec), da Cidade (Semcid), e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura transformou as unidades, deixando-as bonitas, seguras e agradáveis para alunos, professores, servidores e comunidade escolar.